terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Dicas C, D e E



Utilize infusões com flores e frutas ou chás aromatizados para preparar caldas com chocolate ou compotas de frutas. O aroma das flores intensifica o sabor e, no caso das frutinhas vermelhas, a cor da calda fica avermelhada.
Claras bem batidas tem um segredo: precisam estar em temperatura ambiente, assim crescem e ficam bem duras. Batas as claras até ficarem bem duras. Para saber se está no ponto pegue uma colherada e vire-a para baixo, se não cair da colher a massa está pronta para receber o açúcar. Conte duas colheres de sopa de açúcar para cada clara e bata até obter uma massa untuosa e brilhante.
Para evitar que a barra de chocolate fique com a superfície esbranquiçada depois de aberta enrola o pedaço que sobrou com filme plástico e guarde em um local fresco. O chocolate com leite pode ficar até seis meses bem guardado e o chocolate amargo até dois anos. A superfície esbranquiçada são os cristais da manteiga de cacau que cristalizaram, mas não interferem no sabor.
O urucum em pó, conhecido como colorau, dá uma cor linda às aves assadas. Experimente besuntá-las antes de colocá-las no forno com uma mistura de colorau, mostarda, sal, azeite e o suco de uma laranja.
Para preparar molhos de carne moída sem um pingo de gordura, escorra a carne, depois de refogada, sobre uma peneira. Sacuda bem, aperte com papel absorvente para retirar toda a gordura e, em seguida devolva a carne à panela para terminar a receita.
Para cortar batatas, inhames, caras e toda a sorte de raízes em pedaços menores, primeiro corte-os em rodelas, em seguida faça empilhe vários pedaços sobre uma tábua e corte com uma faca de cima para baixo com uma faca grande e muita firmeza, como se fosse uma guilhotina.
Para obter um creme de leite grosso, também chamado de creme azedo devido a um teor maior de acidez, misture duas xícaras de creme de leite fresco com duas colheres de chá de suco de limão. Acompanhe tortas e bolos com esse creme e veja como ficam mais gostosas.
Na hora de fritar o camarão esfregue-o com um pouco de suco de limão, a carne ficará firme por fora e macia por dentro e bem clara.
Coloque a quantidade de coco da receita em uma tigela, cubra com uma mistura de leite e leite de coco. Aguarde meia hora antes de utilizar.
Deixe sempre uma misturinha de canela e chocolate em pó em um açucareiro pequeno. Sirva junto com o café com leite, com sorvetes e tortas acompanhadas com creme chantili.
Todos adoram e não dá nenhum trabalho. Para preparar uma calda de ameixas basta aferventa-las até incharem em uma calda preparada com 2 xícaras de água e uma de açúcar, um pedacinho de pau de canela e dois cravos.
Para isso não acontecer é preciso misturar com força e algumas vezes afastar um pouco a panela do fogo para perder um pouco do excesso de calor. Mas se encaroçar, passe por uma peneira ao final do cozimento.
Se as costeletas de cordeiro não estiverem livres da gordura e carne na parte mais estreita, faça uma régua com um peço de papel prateado e coloque sobre a tira de carne aberta sobre uma tábua. Dê uma corte com uma faca muito bem afiada. Assim terá certeza que todos os pedaços servidos serão do mesmo tamanho. Limpe a gordura e a carne dos ossos até deixá-los bem expostos.
A principal vantagem de se usar uma caçarola ? uma panela com um cabo longo ? é que você poderá sacudi-la várias vezes durante o período de cozimento. Assim os alimentos não grudarão no seu fundo e ficarão bem misturados.
O chocolate branco é um composto de manteiga de cacau, açúcar e leite em pó. Não utiliza a parte dos grãos de cacau que são utilizadas na fabricação dos outros tipos de chocolate. Como tem um alto teor de gordura ele derrete mais rápido, porém também encaroça ou cozinha mais rápido. Por isso derreta-o sempre muito lentamente. Aqueça o recipiente com os pedaços de chocolate, retire do fogo e misture. Repita essa operação diversas vezes até obter um creme maleável. É fácil de ver o ponto certo.
Bata as claras com uma pitada de sal até a mistura ficar tão dura que ao pegar uma colher de sopa com a massa e a virar para baixo ela não escorrerá.
Antes de fechar o cuscuzeiro cubra a massa com duas folhas de couve sem o talo central. Quando as couves murcharem, o vapor terá penetrado em toda a massa que estará cozida.
Peça para retirarem a casca e a cabeça na peixaria. Se for preparar um caldo, leve-os para casa, separados dos camarões. Para retirar o fio preto de sujeira do meio das costas, dê um pequeno corte com uma faquinha bem afiada e retire com a ajuda de um palito. Lave os camarões em água corrente e tempere com suco de limão e um pouco de sal na hora de cozinhar.
Quando for fazer pão programe-se para utilizar o calor do forno nas duas horas em que o pão cresce. O que dá para fazer? Assar um frango, uma lasanha, um bolo, berinjelas para preparar uma pasta
D
Para desfiar sem nenhuma dificuldade uma carcaça de frango, um pedaço de carne seca ou de bacalhau já cozidos, coloque o pedaço a ser trabalhado sobre uma tábua, apóie firme-o com um garfo e com outro retire pequeno pedaço. Essas carnes se desfiam com facilidade.
E
Serve para esmagar o alho em pedaços tão pequenos que desaparecem durante o cozimento, deixando apenas o seu sabor.

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin

Molly - Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino