segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Dicas B

Forre o fundo da forma de bolo com papel manteiga para que a base não asse demais.
- Coloque a forma sobre o papel e passe um lápis em volta para marcar o tamanho.
- Corte o papel com uma tesoura, experimente e se for o caso, retire o excesso.
- Unte um X de manteiga ou margarina no fundo da forma, fixe o papel por cima.
- Unte as laterais da forma e por cima do papel manteiga. Polvilhe com farinha de trigo. Use pequena quantidade, se precisar utilize um pouco mais de farinha.

Na hora de assar bolinhos ou tortas individuais, utilize um boleador de sorvete para distribuir a mesma quantidade de massa ou recheio.
Guarde uma mistura de meia xícara de açúcar, uma colher de chá de canela e outra de café ou chocolate em pó, em um vidro pequeno e com tampa. Polvilhe as fatias de bolo e tortas já servidas com a mistura para realçar o seu sabor.
Banana de casca arroxeada e que madura fica bem escura, a banana-são-tomé tem sabor doce, a polpa muito macia, mas o cheiro é forte. Utilize-a cozida.
Prepare os brigadeiros na véspera da festa. deixe-os bem arrumados ou no prato em que for servir ou em um tabuleiro coberto com papel de alumínio. Não coloque-os na geladeira que açucaram e ainda podem soltar água enquanto aquecem.
Para saber se o bolo de fubá está cozido espete a lâmina de uma faca no bolo próximo ao centro, ela deverá sair ligeiramente úmida. O bolo perde água enquanto esfria e, se for retirado do forno completamente seco, ficará ressecado.
O bacalhau desfiado na mão fica mais gostoso e menos empapado que o batido no processador de alimentos ou liquidificador. Experimente, não dá trabalho.
O bolo algumas vezes assa um pouquinho mais do que o necessário, no dia fica ótimo, mas na manhã seguinte fica um pouco duro e ressecado. Não tenha dúvidas: prepare uma calda de açúcar com o sabor do seu gosto e jogue por cima do bolo. Veja a seguir algumas sugestões.

Para dividir o bolo na hora de rechear coloque-o no prato em que for servir e com um fio dental faça uma guia horizontal. Siga o fio dental com uma faca de lâmina bem comprida, assim não se corre o risco de um lado ficar mais alto do que o outro.
Utilize sempre pouco óleo na hora de dourar batatas, legumes e frutas. Assim os alimentos, que normalmente absorvem o óleo, não ficarão empapados e depois frios permanecerão com a textura crocante.
Consiste em ferver vegetais rapidamente, não mais que cinco minutos. Serve, entre outras funções, para reduzir acidez, pré-cozer para utilização posterior em recheios ou para serem aquecidos na hora de ir para a mesa e não amolecerem.
Antes de fritar as fatias de batata no óleo quente deixe-as de molho por alguns minutos de molho na água bem fria. Os pedaços de batata perderão parte do amido e por isso absorverão menos gordura e ficarão sequinhos.
Deixe os biscoitos na geladeira já na assadeira por aproximadamente 10 minutos antes de colocá-los no forno quente.
O bolo para crescer todo por igual precisa ser assado no forno previamente aquecido por vinte minutos. A temperatura para se assar um bolo é baixa, em torno de 220 graus.
É possível derreter o chocolate direto no calor da chama do fogão desde que a receita peça para misturar o chocolate com manteiga ou com algum líquido. Se não for o caso, utilize um forno de microondas ou banho-maria.
Bacalhau
O bacalhau é conservado seco e salgado. Antes de utilizá-lo é necessário retirar o sal e hidratá-lo por um período de 24 horas. Coloque o bacalhau em pedaços em uma tigela de vidro ou esmaltada. Lave muitas vezes em água fria corrente e deixe de molho. Troque a água pelo menos quatro vezes, enxágüe algumas vezes e se estiver calor guarde na geladeira.

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin

Molly - Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino