quinta-feira, 9 de outubro de 2008

O delicioso e saudável Shiitake




Acompanhamento de Churrasco

Utilizar os cogumelos sem os cabos. Polvilhar sal e passar um pouco de manteiga. Embrulhar em pedaços de papel alumínio e assar na grelha da churrasceira (3 - 5 minutos)

Shiitake frito

Preparar como na receita anterior (sem o papel de alumínio) e preparar como aperitivo. Tratando-se de um cogumelo maior e carnudo, ele substitui perfeitamente a carne.

Shiitake ao forno

Preparar como na receita anterior e colocar em forma untada com manteiga. Assar durante 10 Minutos. Substitui com vantagem qualquer prato de carne.

Shiitake como aperitivo

Cortar em tiras finas. Fritar em pouco óleo, mexendo sempre para não dourar. Temperar com sal e alho. Colocar em vidro limpo (lavado com água quente, depois passar um pouco de álcool). Temperar com alho e azeite de oliva. Sirva na próxima reunião com seus amigos acompanhado por bolacha água e sal. É divino !

Antepasto de Shiitake

Ingredientes:
200g de Shiitake fatiado (sem os talos)
1 cebola
1 pimentão
1 tomate
Azeitonas, tomilho, manjerona (ou orégano)
Salsinha desidratada

Modo de preparo:
Refogue a cebola no azeite, junte o pimentão e o tomate picado, as azeitonas cortadas, os temperos, acrescentando ainda sal e vinagre (ou vinho branco) deixando ferver por mais 5 minutos. Servido frio, acompanha torradas ou bolachas água e sal.

Yakisoba de Shiitake
(use também Champignon, Pleurotus ou Shimeji)

Ingredientes:
250g de carne (ou frango) picado
250g de Shiitake cortado, sem os talos
1 pé grande de acelga (ou repolho)
2 cebolas
4 colh. de óleo
saquê
alho, pimenta do reino, gengibre ralada, shoyu.
250g de espaguete instantâneo, preparado à parte.

Modo de preparo:
Refogue a cebola, junte a carne temperada com gengibre. Deixe cozinhar por 5 minutos, mexendo e virando. Acrescente a acelga cortada, os cogumelos e o restante dos temperos. Tampe e espere ficar cozido, virando os ingredientes de vez em quando.
Misture com o macarrão cozido e sirva.


Shiitake com ovo mexido
(use também Champignon, Pleurotus ou Shimeji)

Em uma frigideira doure 1 cebola grande em 1 colher de óleo ou manteiga. Acrescente pimentão fatiado ou tomate e junte os cogumelos cortados em tiras. Refogue por 3 minutos e quebre 3 ovos em cima da mistura. Polvilhe com sal e tampe por 1 minuto. Pronto ! Sirva com pão ou torradas. É um jantar bem rapidinho e saboroso.


O Shiitake cresce em toras de madeira ou serragem.

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin

Molly - Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino