sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Caju


A fruta, na verdade, é a castanha. O caju, parte macia, é o fruto, rico
em vitaminas A, C e do complexo B

Com o calor não dando trégua, é importante sempre se hidratar. Beber muita água já virou lugar comum, por isso os sucos naturais são bem-vindos ao paladar.

O suco de caju está entre os mais populares, inclusive entre os industrializados. Mas para quem pensa que o caju é uma fruta, se engana. A fruta é a castanha, que só pode ser consumida depois de passar por um processo de industrialização especial.

Foto de caju

O cajueiro é uma planta brasileira, que é cultivada no litoral nordestino.

Por seu fruto ser muito macio, eles vêm em bandejas ambaladas em plástico para proteger contra amassados. E a pouca quantidade, de três a quatro cajus por bandeja, tem uma explicação. Eles precisam ser consumidos o quanto antes. Na geladeira, dura aproximadamente uns dois dias. Para não murchar, a dica é envolvê-los em saco plástico. Para que for usar um caju somente, A casca deve estar firme, sem manchas ou machucados.

O fruto do caju pode ser vermelho ou amarelo e, dependendo da variedade, por ser até roxo-amarelada. No nordeste, quando o caju ainda está verde, é usado em sua culinária, em refogados ou picadinhos. Quando está maduro, é uma boa pedida para batida e coquetel primavera. A castanha do caju é um dos ingredientes do caruru, em receitas com peixes, bolinhos, arroz com champanhe e arroz colorido.

O caju é segunda fruta com maior área plantada no Brasil, ocupando uma área de 704 mil hectares, perdendo da laranja, que ocupa mais de 803 mil hectares e ganhando da banana, que ocupa mais ou menos 505 mil hectares.

As lavouras de cajueiros estão concentradas no Nordeste, principalmente nos estados do Ceará, do Rio Grande do Norte e do Piauí, em regiões muito secas e de terras arenosas, nas quais o cajueiro tem extraordinária adaptação.

O cajueiro é nativo do Brasil e ocorre naturalmente não apenas no Nordeste como também nas regiões de cerrado do Brasil Central e da Amazônia e o seu cultivo através das modernas técnicas de desenvolvidas pela Embrapa oferece ótima produtividade e abre perspectivas de retomada de espaço no mercado internacional, hoje dominado pela Índia, porque estudos feitos junto aos consumidores do Primeiro Mundo mostram que a castanha de caju é a mais apreciada entre todas as nozes e amêndoas.

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin

Molly - Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino