terça-feira, 7 de outubro de 2014

Inclua tapioca no seu cardápio


A tapioca é um alimento típico das regiões Norte e Nordeste, mas tem ganhado os corações – e as mesas – dos habitantes das demais regiões do Brasil. Isso acontece porque se trata de um alimento sem gordura, sem sódio e sem glúten. Como se isso não fosse o suficiente, ainda não é necessário usar óleo no seu preparo. Pensando nisso, separamos algumas dicas para preparar e aproveitar alguns benefícios deste alimento tão querido.

Como fazer tapioca?

Para fazer tapioca, você precisará de:
• Goma de tapioca hidratada
Como fazer:
1. Peneire a tapioca caso a massa esteja armazenada há um tempo e já apresente alguns caroços.
2. Coloque a goma em uma frigideira antiaderente em fogo médio para alto. Caso você queira uma massa leve, fina e crocante, coloque a massa na frigideira enquanto a peneira.
3. Com ajuda de uma colher, espalhe a goma na extensão da frigideira de modo a formar um disco sem buracos.
4. De vez em quando, mexa a frigideira. Se a tapioca estiver solta, vire-a e coloque o recheio desejado.

açúcarPosso misturar sal ou açúcar à goma?

Sal sim. Açúcar não.
Conheço pessoas que gostam de colocar sal na massa de tapioca para dar mais sabor ao prato. Ao contrário do açúcar, o sal não interfere na textura e consistência da tapioca, por isso ele pode ser utilizado. Já o açúcar carameliza quando aquecido, enquanto o amido contido na goma gelatiniza. Portanto, se você colocar o açúcar junto à goma, ele interferirá na textura da tapioca. Se quiser adicionar açúcar à sua tapioca, coloque-o junto ao recheio – mas vamos combinar que isso não é necessário! Deixe o sabor por conta do recheio.

pãoSubstitua pão branco por tapioca

A substituição de pão branco pela tapioca é um ótimo negócio para sua saúde e sua dieta. O pão branco possui glúten – um vilão das dietas – e valor calórico superior ao da tapioca.

Sugestões de recheios

Apesar de o alimento não ter gordura, não ter glúten, não ter sódio e não levar óleo, a tapioca também não tem fibras, não tem vitaminas e não tem proteínas. Isso significa que seu valor nutricional é pobre, mas isso não é um problema já que você pode incrementá-la com ingredientes muito nutritivos no recheio.

Vitaminas

Quer vitaminas na sua tapioca? Inclua frutas no recheio!
banana-com-canelaRecheio de banana com canela (e coco)
Meu recheio favorito é o de banana com canela e coco – sem açúcar, por favor. Misturo coco ralado à goma – e quando digo coco ralado, me refiro a aquele coco seco, ralado em casa. No recheio, coloco banana fatiada e adiciono canela em pó. É deliciosíssimo!
Na banana, encontro vitaminas do complexo B e potássio. Já a canela está associada à redução do nível de açúcar e da taxa de colesterol no sangue. Além disso, a canela é reconhecida como um grande aliado na perda de peso.
Caso você prefira não incluir o coco, não tem problema. Só com o recheio de banana com canela o prato já fica uma delícia.

Fibras

Precisa ingerir fibras? Inclua aveia em flocos ou frutas secas.
aveia em flocosRecheio de banana com flocos de aveia
Que tal ao invés da canela, adicionar aveia em flocos no recheio de banana da tapioca? Desta forma, você estará incluindo fibras na sua alimentação. Vale lembrar que a aveia em flocos é rica em fibras, cálcio e ferro.
Frutas SecasRecheio de frutas secas
Outra alternativa é usar frutas secas picadas como recheio. Damasco, uva passa e ameixa seca são boas pedidas. Essas frutas secas são riquíssimas em fibras, minerais e vitamina A.
Lembre-se da importância de incorporar fibras à sua alimentação.

Proteína

Proteína é fácil de incluir – aliás, não consigo pensar em nenhum recheio salgado para tapioca que não leve pelo menos um item rico em proteína. Use peito de peru, queijo magro, blanquet de peru, ovo mexido ou frango desfiado.
tomate-com-queijoRecheio de queijo minas, tomate e manjericão
Esse recheio me lembra pizza sabor marguerita, uma das minhas favoritas, mas em uma versão mais saudável. Primeiro coloque o queijo minas moído ou em fatias. Depois, coloque as fatias de tomate e, por último, coloque o manjericão.
Recheio de queijo minas com peito de peru

É muito gostoso e simples. Coloque primeiro o queijo minas, que também pode ser ralado ou em fatias. Depois adicione o peito de peru, picado, fatiado ou triturado, como você preferir.

Fonte: Seleções

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin

Molly - Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino