terça-feira, 11 de março de 2014

Café pode melhorar a memória, sugere estudo

Teste realizado por pesquisadores americanos mostra que habilidade de lembrar imagens é melhor em quem consome a bebida
O café é a bebida escolhida por muitas pessoas para dar aquele impulso de energia que ajuda a acordar ou permanecer acordado. Agora, os pesquisadores da Universidade Johns Hopkins descobriram mais um benefício desse estimulante: ele pode melhorar a sua memória.

O professor Michael Yassa e sua equipe de cientistas descobriram que a cafeína tem um efeito positivo na memória de longo prazo. A pesquisa, publicada pela revista Nature Neuroscience, mostra que a cafeína aumenta certas memórias.
— Nós sempre soubemos que a cafeína melhora a capacidade cognitiva, mas seus efeitos sobre o reforço da memórias nunca foi examinado em detalhes. É a primeira vez que relata-se um efeito específico da cafeína na redução do esquecimento em até 24 horas — disse Yassa.

A pesquisa realizou um teste com pessoas que não consumiam cafeína regularmente. Eles foram dividos em dois grupos, um que recebeu um comprimido de 200 miligramas do estimulante e outro que tomou um placebo, ambos cinco minutos depois de estudarem uma série de imagens. Amostras de saliva foram coletadas dos participantes antes que eles tomassem os comprimidos e também 24 horas após o teste, para medir os seus níveis de cafeína. 

No dia seguinte, os dois grupos foram avaliados para ver a capacidade de reconhecer as imagens vistas no dia anterior. Os voluntários foram expostos a uma mistura de algumas das imagens vistas no primeiro e também algumas imagens sutilmente diferentes. A capacidade de reconhecer a diferença entre dois itens semelhantes, mas não idênticos, chamada de separação padrão, reflete um nível mais profundo de retenção de memória, disseram os pesquisadores.

— Se usássemos uma tarefa de memória de reconhecimento de padrão, sem esses itens semelhantes complicando a tarefa, não teríamos descoberto o efeito da cafeína — disse Yassa.
O período de apenas 24 horas pode parecer curto, mas não é este o caso para os estudos sobre a memória. A maior parte do esquecimento ocorre nas primeiras horas depois que a pessoa aprende algo.
BEM-ESTAR

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin

Molly - Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino