quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Nuggets de grão de bico e legumes

Ingredientes

1 e 1/2 xícara de grão-de-bico cru
1 cenoura
2 espigas de milho
1 xícara de brócolis cozido
1/2 xícara de pimentão picado
1 cebola grande
2 dentes de alho
1/2 xícara de azeite
1/2 xícara de cheiro-verde picado
2 colheres (sopa) de óleo
1/2 xícara de farinha de trigo integral
1/2 xícara de farinha de rosca
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto

Preparo

Cozinhe o grão-de-bico até ficar macio. Nesta receita, o grão-de-bico foi colocado na panela de pressão juntamente com 7 xícaras de água. Deixe cozinhar na pressão, assim que a panela começar a chiar conte 20 minutos para o término do cozimento, desligue e espere 10 minutos para abrir a panela.

Com uma espumadeira coloque os grãos-de-bico no liquidificador. A quantidade de água que sobrou da panela coloque em uma xícara e acrescente o que falta para completá-la com água filtrada. Adicione ao liquidificador a xícara de água, meia cebola picada em pedaços grosseiros, o azeite, tempere com sal a gosto, e bata até virar uma pasta homogênea. Reserve.

Pique a cenoura, o pimentão e o brócolis em pedaços pequenos, cerca de 0,5 cm. Pique também o alho e o restante da cebola para refogá-los. Retire os grãos de milho das espigas com auxílio de uma faca. Em uma panela coloque um fio de óleo ou azeite, refogue o alho até dourar, e acrescente a cebola, em seguida a cenoura, o milho, o pimentão e o brócolis. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Em uma tigela misture a pasta de grão-de-bico e os legumes refogados. Acrescente a farinha de trigo integral, a farinha de rosca e misture com o auxílio de uma colher. Tempere com o cheiro-verde, e adicione um pouco mais de sal e pimenta-do-reino se precisar. Se quiser, coloque cominho para dar um toque especial (cerca de meia colher de sopa). Caso ache que a massa ficou muito mole, que não dá nem pra enrolar, adicione mais farinha de trigo integral.

Coloque farinha de rosca em um prato, unte as mão com creme vegetal, faça bolinhas com a mistura de grão-de-bico, passe na farinha e achate para dar formato de nuggets. Disponha os nuggets em formas (foram usadas duas formas grandes), e asse em forno médio preaquecido por meia hora, ou até dourar. Se tiver paciência para deixar o nuggets igualmente dourado dos dois lados, quando der 20 minutos com o auxílio de um garfo vire-os um a um.

Este molhinho de mostarda e melaço foi meio no improviso, mas ficou muito gostoso!

Molho de Mostarda e Melaço:
2 colheres (sopa) de melaço ou açúcar mascavo
1 colher (sopa) de água filtrada
3 colheres (sopa) de mostarda amarela

Em uma panela misture o melaço grosso com a água até ficar uniforme e dar uma leve borbulhada. Desligue, acrescente a mostarda, misturando até ficar uniforme. Guarde na geladeira.

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin

Molly - Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino