quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Massas e biscoitos podem ser incluídos nas refeições dos idosos

As necessidades nutricionais do corpo variam conforme o passar dos anos. Crianças, jovens, adultos e idosos possuem peculiaridades especiais refletidas nas necessidades alimentares de cada um. De acordo com Tereza Cibella,  a alimentação dos idosos precisa ser variada, garantindo uma boa quantidade de proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais e fibras. Tereza ressalta que é preciso levar em consideração as carências nutritivas e as limitações que as pessoas mais velhas possuem.

A inclusão de massas e biscoitos na alimentação diária dos idosos ajuda com que eles mantenham uma boa quantidade de calorias ingeridas ao longo do dia. Isso porque uma das vantagens desses alimentos é a facilidade de serem mastigados e digeridos. Segundo Tereza, os biscoitos são ótimas opções para o café da manhã e lanches. Já as massas são excelentes bases para refeições maiores como almoço ou jantar.

Para garantir uma boa absorção dos nutrientes, a nutricionista explica que as refeições na terceira idade devem ser pequenas e divididas ao longo do dia em intervalos de 2h30 a 3 horas. “À medida que a idade aumenta as refeições devem ser preparadas com alimentos de fácil mastigação e digestão para não sobrecarregar o organismo”, explica Tereza. “É importante também evitar o uso de condimentos fortes e excesso de gorduras”, completa.

Outra preocupação a ser considerada são as carências nutricionais apresentadas nessa idade. “Devida à redução de superfície de absorção causada pelas mudanças fisiológicas com o processo natural de envelhecimento, os idosos apresentam carências nutricionais que não podem ser ignoradas. As principais incluem minerais, como cálcio, ferro, zinco, ácido fólico e cobre, e vitaminas, como as do complexo B, vitamina C e vitamina A”, pontua Tereza. O consumo de leite e seus derivados também é mais importante na terceira idade devida à degeneração dos ossos, que ficam mais fracos e de difícil calcifica.

A Isabela sugere uma receita simples e de fácil mastigação para preparar para os membros mais velhos da família. Por ser rico em legumes e vegetais, o prato garante também uma boa quantidade de vitaminas e minerais para os idosos.

Confira o modo de preparo da receita abaixo.

Espaguete ao Pesto de Manjericão com Legumes Sauté

Ingredientes:

1 embalagem de Espaguete Com Ovos Isabela

Legumes Sauté:

6 colheres (sopa) de azeite

3 cenouras médias em tirinhas finas

3 abobrinhas em tirinhas finas

sal e pimenta do reino a gosto

Pesto de Manjericão:

1 maço pequeno de manjericão

2 dentes de alho, picados

½ xícara (chá) de azeite

Sal

Para Finalizar:

castanhas de caju ou do Pará, picadas e queijo parmesão ralado

Modo de Preparo:

- Comece preparando os legumes sauté.

- Numa frigideira de fundo largo, aqueça o azeite, refogue a cenoura e a abobrinha em fogo alto, mexendo sempre para não murchar.

- Acerte o sal, tempere com a pimenta do reino e reserve.

- Prepare o pesto.

- Leve ao liquidificador todos os ingredientes e bata até formar uma pasta.

- Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal. Coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver.

- Deixe cozinhar por 10 a 12 minutos ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.

- Escorra a massa, acomode num refratário grande, acrescente o pesto de manjericão e envolva bem com a ajuda de 2 garfos grandes.

- Junte os legumes sauté e mexa delicadamente.

- Espalhe por cima a castanha, polvilhe queijo parmesão e sirva a seguir.

Rendimento: 6 porções
Preparo: Forno & Fogão
Tempo de Preparo: 30 minutos
Grau de Dificuldade: Fácil
Calorias por porção: 619 kcal
Variação: Querendo prepare o pesto de rúcula, substituindo o manjericão por 10 a 15 folhas de rúcula.

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin

Molly - Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino