sábado, 28 de setembro de 2013

11 condimentos fantásticos para sua saúde

Existem muito mais ervas culinárias e condimentos do que apenas orégano, salsinha e manjericão. Os condimentos orientais não só são deliciosos mas também são essenciais na medicina.Todos os itens a seguir são encontrados em mercados, além de serem saudáveis e apropriados para uso nas refeições, a qualquer tempo. Experimente!

1 – Cardamomo

Usado em pratos doces e salgados, esse condimento é bom para tratar dor de garganta, para a saúde do coração e para a digestão.

2 – Pimenta-malagueta

Esse ingrediente fundamental em refogados e guisados apimentados aumenta a circulação, acelerando o metabolismo e abrindo o apetite.

3 – Canela

Esse estimulante quente e perfumado ajuda a evitar o cansaço e problemas digestivos. Também é ótimo para melhorar a taxa de açúcar no sangue, por isso é importante para uma alimentação saudável para diabéticos. Adicione a sobremesas, biscoitos e bolos.

4 – Sementes de coentro

Essas sementes melhoram a absorção da comida, ajudam a tratar diarreia e têm propriedades antibacterianas. E, evidentemente, ficam deliciosas em refogados e ensopados.

5 – Cominho

Importante ingrediente em ensopados e muitos pratos gregos e latino-americanos, o cominho auxilia a digestão e combate a náusea. Também ajuda a aliviar a dor e promove a cicatrização dos tecidos.

6 – Erva-doce

Esse maravilhoso condimento combina perfeitamente com peixes de qualquer espécie, mas também vai bem com carnes. Mastigadas após as refeições, as sementes esfriam e acalmam o estômago, facilitando a digestão.

7 – Feno-grego

Bom com carnes, peixes e bolos, esse condimento é recomendado para quem sofre de artrite. Também pode ajudar a perder peso ou controlar o diabetes tipo 2, pois eleva a taxa metabólica e reduz a glicose no sangue.

8 – Gengibre

Ingrediente superversátil, disponível fresco, seco ou cristalizado, o gengibre é mais conhecido por suas propriedades calmantes para o estômago. Também alivia os sintomas de resfriados, gripes, dores de cabeça e artrite.

9 – Sementes de mostarda

Acrescente-as a refogados, ensopados e a qualquer prato com legumes e verduras. Elas abrem o apetite, aliviam a dor muscular e melhoram a qualidade do sono.

10 – Tamarindo

Muito usada em curries, chutneys e samosas, essa especiaria amarga é valiosa como laxante e usada para promover a cicatrização dos tecidos.

11 – Cúrcuma

Esse tempero do curry é famoso por suas propriedades medicinais, desde a cicatrização de feridas até o tratamento de problemas respiratórios. Também estimula o sistema imunológico.

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin

Molly - Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino