quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Ecobag:saiba como higienizar e evitar doenças

Apesar de serem mais comuns bactérias que só trazem mau cheiro, algumas podem causar infecções gastrintestinais

Para algumas pessoas, o uso da sacolas reutilizáveis, ainda é novidade, é bom lembrar que qualquer recipiente aonde se coloca alimentos, incluindo as sacolas necessita de boa higienização algumas bactérias ficam no plástico da sacola e se não forem limpas corretamente podem causar problemas de saúde.

Risco de infecções

De acordo com o infectologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) Paulo Olzon, “em alguns casos, a má-higienização das sacolas que carregaram alimentos ou líquidos de embalagens de carne ou frango que escorrem nas sacolas contêm micro-organismos que podem causar infecções no aparelho digestivo”.

Essas doenças podem causar fortes dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia ou constipação, chegando, em alguns casos, à deteriorar órgãos como estômago e intestino, diz ele.

Entretanto, para Olzon, a maioria das bactérias encontradas nas sacolas plásticas não oferece risco à saúde. As mais comuns trazem somente cheiro ruim.

Higienização e armazenamento

A infectologista do Hospital e Maternidade São Luiz Raquel Muarrek afirma que infecções gastrintestinais podem acontecer quando não é realizada uma correta higienização. Para diminuir os riscos de alguma doença ser adquirida pela má conservação das sacolas, é indicado lavá-las com água e sabão quando forem compradas e após serem utilizadas.

Outra dica dada por Raquel é usar álcool após a limpeza com água e sabão e não colocar a sacola no chão. “A durabilidade da ecobag depende da utilização. Se for esterilizada corretamente, podemos usá-la enquanto ela tiver boas condições”, diz.
Paulo Olzon, por sua vez, complementa com outra recomendação: “É interessante deixar as sacolas secando ao vento, e guardá-las em um lugar sem umidade. As bactérias não se proliferam em locais secos”.


Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin

Molly - Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino