sexta-feira, 24 de maio de 2013

Sopa de mandioquinha da blogueira



Ingredientes

.500 g de mandioquinha cortada em pedaços

.1 colher (sopa) de margarina

.1 cebola picada,1 dente de alho amassado

.5 xícaras (chá) de caldo de galinha

.Sal e pimenta-do reino a gosto

.Salsinha para polvilhar

Modo de preparo

Derreta a margarina e refogue a cebola até ficar transparente. Junte o alho e deixe-o dourar. Acrescente a mandioquinha e mexa por três minutos. Adicione o caldo, o sal e a pimenta, e espere levantar fervura. Abaixe o fogo, e cozinhe por 20 minutos aproximadamente ou até que a mandioquinha esteja macia. Deixe amornar e transfira para um liquidificador. Bata até ficar homogêneo e devolva à panela. Aqueça novamente e polvilhe com a salsinha. Sirva com cubinhos de pão torrados no azeite.

Dica: 1 colher de creamcheese no prato, antes de servir.


Veja as diferenças entre os tipos de batatas e para quem são indicadas
Batatas inglesa, doce, baroa e yacon possuem propriedades diferentes.
Especialistas explicaram o que observar na hora de comprá-las.

Em relação às propriedades nutricionais, as batatas doce e baroa são boas para substituir a inglesa porque são muito mais nutritivas. Isso acontece porque elas têm raízes tuberosas, capazes de armazenar mais nutrientes.Além disso, têm ação antioxidante, desintoxicante, anti-inflamatória e ainda ajudam a combater o ganho de peso, o envelhecimento precoce e o surgimento de doenças crônicas.

A batata-baroa, conhecida também como mandioquinha-salsa, é boa para a digestão e, por isso, é recomendada para crianças, idosos ou pessoas com algum tipo de doença.Porém, no caso dos diabéticos, como já foi citado, a yacon é a melhor opção porque diminui os níveis de glicemia e insulina no sangue e ainda melhoram o sistema imune da pessoa. Além disso, ela é composta por 90% de água, portanto deve ser consumida rapidamente.
Seja qual for a batata, a melhor opção de preparo é sempre a cozida ou assada, que pode ser com ervas, azeite ou ainda na forma de sopa ou purê. A fritura aumenta muito o valor calórico e pode trazer danos à saúde.

Endocrinologista Alfredo Halpern, a nutricionista Andréa Santa Rosa e a engenheira agrônoma Fernanda Rausch

2 comentários:

Maria de Lourdes Ruiz disse...

Oi Silvia, acho que combinamos, também postei uma sopinha de mandioquinha ontem. A sua está bem mais leve e saudável. Vou repensar a minha receita hehe.

Bjs

Beth/Lilás disse...

Ai que vou fazer isto também!
Teu blog tá maravilhoso amiga.
bjs cariocas

Blog Widget by LinkWithin

Molly - Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino