quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Risoto de camarão

Foto: Estevam Romera
É muito saudável apreciar as imperfeições, mas é bem bom encontrar coisas perfeitas. Aquelas, feitas com cuidado e atenção aos detalhes. Comidas perfeitas então, são o céu. E em alguns casos, a perfeição é essencial, como no risoto.Risoto imperfeito é risoto incomível. 

Um tipo de comida sensível, que requer muitos cuidados. O arroz ideal, o acompanhamento que combina e o caldo de base – a parte mais importante de um risoto. E no fim, o ponto, a textura.

Risoto precisa de caldo de verdade, fresco. Não aceita pós, caixinhas, corantes e aromatizantes. De jeito nenhum. Por isso, um risoto que fica fácil de fazer é o de camarão. Você compra os camarões e já guarda as cascas. Delas, faz o caldo e em seguida segue para o risoto, que com todo esse cuidado e carinho, há de ficar o mais perfeito de todos.

Risoto de camarão e alho poró com kinkan
para o caldo
. cascas dos camarões
. uma cebola em pedaços
. uma cenoura em pedaços
. um talo de aipo em pedaços
Coloque tudo em uma panela, cubra com água e deixe em fogo baixo por uns 40 minutos. Use ainda quente.
para a kinkan em calda
. 1 xícara de açúcar
. 1 xícara de água
. 1 a 2 xícaras de laranjinhas kinkan
Leve ao fogo e cozinhe em fogo baixo até as kinkans ficarem macias. Guarde em geladeira. Dura um tempão e fica ótimo com sorvete também.
para o risoto de camarões
. 250g de arroz para risoto (arbório, carnaroli, vialone...)
. 1 xícara de alho poró fatiado em anéis
. 1 colher de sopa de manteiga
. 1 xícara de vinho branco
. 500g de camarões limpos
. caldo caseiro de camarão, quanto baste
. sal e pimenta branca
Fogo sempre médio. Derreta em uma panela a manteiga e acrescente o alho poró. Mexa brevemente e junte o arroz, deixando fritar por alguns segundos com o alho poró e a manteiga. Despeje o vinho e mexa bem. Conforme o vinho evaporar, complete o nível de líquido da panela com o caldo, mexendo sempre. Repita a operação até o final do cozimento, sempre mexendo o risoto e completando com o caldo, sem deixar encharcar. Quando estiver al dente, junte os camarões e cozinhe só até midarem de cor. Ajuste o tempero e fim. Sirva acompanhado da calda de kinkan. E de vinho branco.

Fonte: Mixirica

Um comentário:

Vicentina disse...

Adoro um risoto, este ficou lindo demais.
Bjs e Boa Tarde

Blog Widget by LinkWithin

Molly - Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino