quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Dicas A




Não utilize o dente de alho em temperos e assados sempre da mesma maneira. Utilize o alho espremido quando quiser que o sabor apareça firme e forte como parte do tempero. Agora, para os pratos onde o sabor do alho deve se misturar ao dos demais temperos e ingredientes, descasque o dente de alho e apenas amasse-o com a lateral da lâmina de uma faca antes de colocar na panela.

A medida correta de água de rosas para ser utilizada em receitas de doces deve sempre ser pequena – uma colher de sopa para casa litro de líquido.

Arroz para risoto não deve ser lavado para não perder o amido que como uma goma envolve cada grão e ajuda na textura final do prato.


Experimente utilizar um termômetro de açúcar para descobrir o ponto certo de uma calda. Ponto de fio, por exemplo, é aquele que primeiro colocamos uma colher de chá de calda em uma xícara com água. Em seguida a pegamos com o dedo indicador e o polega e abrimos e fechamos os dedos para ver se a calda forma um fio. Se preferir usar o termômetro, aguarde a temperatura chegar a 115 grau. Viu como vale a pena?

Na hora de preparar um refogado primeiro a cozinhe a cebola até ficar transparente e só então acrescente o alho picado. Os pedacinhos de alho não cozinharão demais, e o seu sabor ficará mais vivo.


Para engrossar um caldo com amido de milho dissolva um pouco, uma ou duas colheres de sopa, no caldo quente e devolva-o em seguida ao molho.

Para usar a moranga como sopeira é só cortar uma tampa em cima, retirar as sementes com uma colher de sopa e aquecê-la no forno de microondas por três minutos. Recheie com a sopa, moqueca ou bobó bem quente e sirva.

Alguns produtos como as amêndoas cortadas em fatias muito finas devem ser compradas prontas. Para se obter as fatias assim finas utilizam-se um ralador muito afiado. Dificilmente em casa consegue-se o mesmo resultado e evita-se o risco de acidentes.

Para o alho não ficar amargo ao ser dourado é preciso cortar o dente ao meio no comprimento e retirar a parte verdinha do centro.

Para manter as folhas de alfaces e outras verduras fresquinhas guarde-as cobertas com um pano de prato molhado, assim ficarão protegidas do frio e do ar seco da geladeira.

Na hora de preparar o refogado coloque o alho por último, assim não chega a dourar e o seu sabor não fica amargo.

Utilize a abóbora-moranga apenas para aquecer o recheio escolhido ou derreter o queijo em pratos como camarão com catupiry. Coloque-o de preferência já aquecido na moranga.

No Brasil o açúcar é mais refinado do que nos países europeus, portanto os grãos são bem menores. Os grãos são um pouco menores do que os do açúcar cristal brasileiro. Além disso, tanto na França quanto nos demais países da Europa para se obter o açúcar são utilizados a cana-de-açúcar e um tipo de beterraba.

Para tornar o sabor do alho mais suave, coloque os dentes de alho grosseiramente picados em uma peneira e jogue água fervendo sobre eles. Se preferir coloque os pedacinhos de alho em uma frigideira com bastante óleo, mexa uma única vez com uma escumadeira, retire e coloque sobre um papel absorvente até a hora de usá-los.

Comece a assar a ave com o peito para baixo, quando a carne estiver cozida vire-a para cima e termine de assar. Aves pequenas e de carne macia não precisam assar cobertas com papel alumínio. Aves grandes como chester e peru são assados cobertos e com bastante líquido na assadeira para não ficarem ressecadas.

Pegue uma fava de baunilha, abra ao meio e espete os pedaços em um vidro grande com um ou dois quilos de açúcar. Como o sabor é forte e dura por bastante tempo, a cada vez que usar o açúcar para preparar doces e bolos e torne a completar o vidro.

Para evitar o cheiro de alho nas mãos solte os dentes de alho da cabeça com a ponta da faca. Em seguida amasse-os com a casca e tudo ? é simples, basta apertá-los contra uma tábua com a lateral da lâmina da faca. A casca solta e o dente esmagado vai direto para a panela.

A melhor maneira de se ter um arroz sempre fresquinho sem nenhum trabalho é preparar um pouco mais e dividir em porções para duas ou três pessoas. Calcule 4 colheres de sopa de arroz por pessoa em cada embalagem.

Afervente por 3 a 5 minutos as amêndoas, escorra e aperte uma das pontas, a semente vai escorregar para fora da pele. Em seguida coloque as amêndoas em um tabuleiro no forno quente. Assim que as amêndoas estiverem secas, antes de começarem a corar, retire-as e coloque em outro tabuleiro ou pirex raso para esfriarem. É fácil e rápido.

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin

Molly - Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino