segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Levar comida preparada em casa para o almoço no trabalho vem sendo cada vez mais uma opção saudável.

Com uma dieta balanceada de segunda a sexta, comer aquela sobremesa gostosa depois do almoço de domingo pode se tornar um prazer bem maior, já que você cuidou da alimentação durante toda a semana.
É sim mais trabalhoso para quem não tem o hábito de cozinhar, no entanto, é uma boa forma de escapar de quantidades enormes de conservantes, frituras, gordura trans entre outro leque enorme de itens que aumentam o colesterol, engorda e nem sempre são tão gostosos.

Antes de separar os ingredientes e correr para a cozinha, é preciso lembrar que diversos cuidados devem ser tomados para a refeição estar saborosa na chegada ao trabalho, sem riscos de encontrar a comida estragada bem na hora da fome.

O primeiro passo está na escolha de ingredientes. A nutricionista Maria Teresa Nogueira, do Hospital das Clínicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), dá algumas dicas.
- O ideal é evitar tomates. Se levar massa, faça com legumes ou prepare com alho e óleo. Molhos com leite são bem fáceis de azedar. Se a refeição levar molho, é essencial que o transporte seja feito em uma bolsa térmica.

Maria Teresa também alerta que as carnes para a marmita devem ser preferencialmente grelhadas, assadas ou cozidas. Frituras não caem bem quando esquentadas. Além disso, o objetivo é reeducar a alimentação, então deixe a fritura de lado.
A melhor recomendação para lembrar diariamente é que alguns pratos são para consumo imediato. Outros duram a viagem até o trabalho. Camila Leonel Mendes de Abreu, nutricionista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), fala sobre alguns cuidados.

- De preferência, utilize sempre uma bolsa térmica para transportar os alimentos em utensílios. Na ausência da bolsa térmica, os recipientes podem ser transportados em bolsas e mochilas, desde que o tempo fora de refrigeração não ultrapasse uma hora.
A principal ação na chegada ao trabalho é manter a refrigeração dos alimentos. Procure guardar a comida em geladeira, para evitar intoxicação alimentar. Se não for possível, utilize um isopor ou sacola térmica com gelo sempre bem fechada.
- Além de pensar no almoço, temos que pensar nos lanchinhos para beliscar durante o expediente. Afinal, o fracionamento alimentar, condição de fazer as refeições em horários regulares, garantem o bem estar e o controle de peso.

As frutas são ótimas opções, secas ou frescas. As segundas devem ser embrulhadas em papel toalha e colocadas dentro de potes fechados. Uva, maçã, goiaba, banana e pera são as melhores opções.
Marmita de vidro, plástico ou alumínio?
Segundo a nutricionista Camila Leonel, todos os recipientes exigem cuidados especiais de acordo com o material.
- É preciso ter muito cuidado ao esquentar marmitas de plástico, pois algumas contêm substâncias tóxicas, como o bisfenol A. Se essa for sua escolha, no momento de aquecer a comida, mude o recipiente.
O ideal é sempre despejar a refeição em um prato antes de levar ao micro-ondas. No fogão convencional, esquente em uma panela.

- Já as marmitas em alumínio, são menos práticas. Molhos à base de tomate, em contato com o material podem sofrer alteração no sabor, e podem causar reações alérgicas e problemas gastrointestinais. Além disso, não podem ir ao micro-ondas.


A marmita mais recomendada tanto pela nutricionista da Unifesp, quanto pela profissional da Unicamp, são mesmo as de vidro. É o melhor recipiente para ir ao forno, seja convencional, ou de micro-ondas, não fica com gosto de outros alimentos e é fácil de lavar.
E tanto faz forno, banho-maria ou micro-ondas. Segundo as duas nutricionistas, o método de reaquecimento não interfere no valor nutricional do alimentos.
Como temperar a salada para levar na marmita?

  • Não é aconselhável temperar antes a salada de folhas ou legumes. Corte os alimentos depois de higienizados e quando necessário cozinhe-os. Armazene em um pote separado da comida que será esquentada.
  • Prepare o molho e leve em um vidrinhos com tampa, serve pote de geleia vazio ou qualquer outro; eles podem ser reutilizados. Camila dá a receita. 
  • Para temperar as hortaliças, use vinagre, azeite de oliva, limão, ervas aromáticas ou vinagrete. Evite sal em excesso, molhos cremosos à base de maionese ou industrializados. Esses são mais calóricos.
Xô preguiça! É hora de deixar a marmita limpa
A comida pode ser deliciosa, mas se for armazenada em uma marmita com cheiro ou restos de outro alimento, o risco é até de uma intoxicação alimentar.
 As nutricionistas alertam que o recipiente precisa ser bem higienizado, antes e depois de receber os alimentos. Depois da refeição, lave imediatamente a marmita. Nada de levar o serviço para casa. Use muita água e sabão, inclusive nos cantinhos e as reentrâncias. O ideal é escolher potes com tampas lisas.

Qual a quantidade ideal de comida para não passar fome no trabalho?
 Sair de casa com uma quantidade balanceada de comida é a melhor forma de fazer uma dieta. Portanto, para quem deseja emagrecer, levar marmita para o trabalho é a melhor opção para resistir a frituras do bufet do self service da esquina. Passe bem longe disso.
 - Não encha demais a vasilha. Às vezes você acaba querendo encher o recipiente e acostuma a comer mais do que o normal.
 E não adianta descontar quando no fim do dia, depois do expediente. Flávia Figueiredo, nutricionista da Rede Mundo Verde dá a dica para o jantar.
- No jantar, a alimentação deve seguir o mesmo estilo do almoço. Não se deve cometer radicalismos como cortar qualquer grupo alimentar. Mas sim, atentar-se para a qualidade e quantidade de alimentos, já que geralmente após o jantar, as pessoas não demoram muito tempo para dormir e o ritmo do metabolismo tende a ser mais lento.
Camila, da Unifesp, lembra que é essencial reforçar a atenção quanto à hidratação.
- Não se esqueça de utilizar ao longo do dia, água, água de coco, chás e sucos de frutas.
 
 No fim das contas, marmitas bem preparadas, uma caneca na mesa para uma água bem fresca o dia todo e frutas todos os dias, torna-se mais que um hábito para comer menos, mas uma opção de vida mais saudável.

Autoras

Nutricionista -  Maria Teresa Nogueira, do Hospital das Clínicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)
Nutricioniosta - Camila Leonel Mendes de Abreu, nutricionista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo)
Nutricionista - Flávia Figueiredo, nutricionista da Rede Mundo Verde

Um comentário:

Milton T disse...

Já comi muita marmita e levava em potes separados e aquecia no micro num prato

=)

Blog Widget by LinkWithin

Molly - Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino