sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Por que fritura e tao gostoso?

Sabe aqueles filmes da Sessão da Tarde em que a mocinha tímida e desajeitada toma um banho de loja e, para a surpresa de todos, aparece linda e deslumbrante no baile de formatura? É isso que a fritura faz com os alimentos: graças a um extreme makeover alimentar, traz à tona o sabor que já estava lá.

É na frigideira que a repaginação acontece. Quando passa de 170 ºC, o óleo se incorpora ao alimento, realçando suas qualidades. Como explica Márcia Fidelix, presidente da Associação Brasileira de Nutrição, a gordura aquecida faz o alimento desenvolver odor, cor e textura - são as propriedades organolépticas, aquelas que percebemos por meio dos sentidos. "Isso torna as preparações fritas mais atraentes", diz a doutora Fidelix. Pode reparar: mesmo alimentos congelados, esbranquiçados, sem graça, depois de fritos ficam dourados, crocantes, com cheiro que faz salivar.

E é aí que a carruagem da Cinderela vira abóbora empanada. Mandar ver na fritura faz você se sentir pesado, com a leve impressão de que comeu mais do que devia. Isso acontece porque a digestão das gorduras é mais lenta. Outro problema: justamente por se incorporar ao alimento, uma parte considerável do óleo utilizado sai da panela junto com o prato. "Só para ter uma ideia, uma batata frita tem cerca de 60% mais calorias e gorduras do que uma batata cozida", conta o nutricionista da Faculdade de Saúde Pública da USP, Daniel Bandoni. A fritura satisfaz, mas também engorda, maltrata seu coração e aumenta o risco de câncer. Ninguém é perfeito.

Fonte: Revista Super Interessante por Nathália Braga

5 comentários:

Sônia Silvino disse...

O pior é que é gostoso!!!!!
Eu como muito raramente fritura. Mas doces... ai Jesus!
Bjkas!

Silvia Masc disse...

Tudo que é bom é ilegal, imoral ou engorda, acho que é um teste pelo qual temos que passar para resistir as tentações... rs

Heloísa disse...

E o pior é a fritura comida fora de casa, que geralmente é feita em óleo reaproveitado.
Em casa, muito, mas muito raramente, dá para fazer, e comer (claro) uma friturinha gostosa.

disse...

Aí, aí...adoro uma fritura, principalmente ua bela batatinha.
Mas já comecei a me cuidar e faz um bom tempo. Tento evitar, mas dez em quando...
Execelente o tema, parabéns!
Beijos e beijos!

Beth/Lilás disse...

Graças a Deus não tenho esse hábito aqui em casa e o filho ltambém não curte mais.
bjs cariocas

Blog Widget by LinkWithin

Molly - Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino