terça-feira, 20 de outubro de 2009

Sabor vermelho Por Marília Fernandes


Até bem pouco tempo atrás, essa fruta da família das Solanáceas assumia uma posição bem humilde em termos de propriedades nutricionais e valores medicinais. Entretanto, os estudos científicos mostraram que seus poderes e benefícios fitoterápicos vão bem além das aparências.

Muito além das aparências...

Os tomates são, de longe, a fonte mais rica em Licopeno, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e protege contra o câncer.

O licopeno é um carotenóide que confere a cor vermelha ao tomate e pode ser também encontrado, em menores quantidades, na melancia, na goiaba, no morango e no mamão. Quanto mais intensa for a cor vermelha do tomate, mais rico em antioxidantes ele será.

Por ser um carotenóide, o Licopeno é melhor absorvido na presença de gorduras saudáveis. A adição de uma dose moderada de gordura monoinsaturada facilita o transporte, a absorção e a ação do Licopeno no organismo. Por isso, para tornar sua preparação à base de tomates ainda mais poderosa e saudável, acrescente 1 fio de azeite de oliva extra-virgem processado à frio.

Cozidos, são bem melhores

Outra característica observada pelos estudos foi que o calor aumenta a biodisponibilidade do licopeno, ou seja, esse fitoquímico é melhor absorvido pelo nosso organismo quando os tomates são cozidos. Sendo assim, capriche nos molhos, sopas de tomate e torne-se um consumidor de Gaspachoneste Verão, sopa fria de tomate de origem espanhola e extremamente saudável.

É importante mencionar que o processo de industrialização do tomate, para a elaboração de molhos prontos, catchup e outros, não destrói o licopeno, mas... fique de olho nos rótulos e escolha aqueles com menores teores de calorias e sódio.

Além do "superpoderoso" Licopeno, os tomates são também boas fontes de Potássio, mineral importante no controle da pressão arterial, nas contrações musculares, na saúde das artérias e na manutenção dos líquidos celulares.

Em plena forma com tomates

PRODUTO QUANTIDADE VALOR CALÓRICO (kcal)

Tomate cozido 100g 18
Tomate verde (salada) 100g 25
Tomate maduro 100g 20
Tomate cereja 100g 21
Suco de Tomate 200ml 48
Tomate seco 1un 40
Polpa de tomate 2 colheres de sopa 10
Molho de Tomate à Bolonhesa 2 colheres de sopa 46

Sugestão: Gaspacho catalão.

Ingredientes:
½ kg de tomates sem pele e sem sementes cortados em cubos
250 g de pepinos sem a casca e cortados em cubos
2 cebolas amarelas ou roxas picadas
200 g de repolho (branco) cortado em tiras finas
1 litro de água mineral
Azeite de oliva extra-virgem processado à frio
Aceto balsâmico ou vinagre de maçã
Sal light moderado e pimenta-do-reino a gosto

Preparo:
Numa panela, refogar a cebola em um pouquinho de água. Acrescentar o repolho, o pepino e, por último, o tomate. Acrescentar a água aquecida e apagar o fogo antes que a água levante fervura. Esfriar a sopa imediatamente, colocando o recipiente em que esta se encontra num outro recipiente com gelo. Temperar a sopa com azeite de oliva extra virgem, algumas gotas de aceto balsâmico, sal lightmoderado e pimenta-do-reino à gosto. Servir bem fria.

"As informações fornecidas não são individualizadas. Portanto, o nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar um tratamento e/ou acompanhamento nutricional."

Fonte: Maisde50.com.br
MOLLY

4 comentários:

Milton T disse...

Adoro tomates, tanto é que tenho o hábito de come-los antes do jantar, para acalmar a fome.
Lavo com detergente corto ao meio e como somente com sal. Mas sempre tem mas saladas e gosto deles picados sem pele e sementes, deixo marinar no azeite com um dente de alho e folhas de manjericão.
Pode sair uma brusqueta, ou com uma massa.
Pego o espaguete antes do al dente, misturo com essa marinada, embrulho no papel alumínio e levo ao forno por 8 minutos.
Abro o embrulho no próprio prato, ponho pimenta do reino e parmesão ralado.
Ops não estou na Molly
Bjs

Silvia Masc disse...

Milton, você é de casa... rs
Adorei as dicas.
obrigada.
abração

Milton T disse...

Silvia essa receita, espaguete al cartocho(?), é do Massimo Ferrari. Um padrinho é amigo dele e só fui no restaurante convidado por ele, ou papai. Ele saiu de lá e abriu uma cantina, com pratos familiares como antigamente.
Bjs

Milton T disse...

Ah, amanhã tanto o Extra como o Carrefour estão com tomates baratos.
Adoro fazer feira e supermercado.
:-)

Blog Widget by LinkWithin

Molly - Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino