segunda-feira, 1 de junho de 2009

Sopa de cogumelos, ervilhas e cevada - Elvira´s Bistrot


- 1/3 chávena* de grãos de cevada
- 1,3 l de caldo de legumes
- 1 folha de louro
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 350 g de cogumelos frescos tipo champignon fatiados
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 cebola picada finamente
- 1 cenoura cortada em rodelas
- 100 g de abóbora cortada em cubinhos
- 1 colher (sopa) de folhas de estragão
- 1 colher (sopa) de salsa picada
- sal & pimenta

* 1 chávena (xícara) de chá = 1 boião (pote) de iogurte

Preparação

Lavar e escorrer os grãos de cevada. Levar 2 chávenas de caldo a ferver num tacho pequeno. Temperar com sal e juntar a folha de louro. Adicionar os grãos de cevada e envolver. Baixar o lume, cobrir com uma tampa e deixar fervilhar por 40 minutos, mexendo de vez em quando.

Derreter a manteiga numa frigideira e juntar os cogumelos fatiados. Temperar com sal e pimenta. Saltear por 8 minutos, ou até os cogumelos se apresentarem dourados. Retirar a frigideira do lume e reservar.

Aquecer o azeite num tacho grande. Juntar a cebola picada, as rodelas de cenoura e os cubinhos de abóbora. Cobrir com uma tampa e deixar estufar por 3-5 minutos, mexendo de vez em quando até a cebola ficar macia.

Adicionar o caldo de legumes restante e levar a ferver. Juntar a cevada com o seu caldo de cozedura, removendo a folha de louro.

Acrescentar os cogumelos salteados e baixar o lume. Cobrir com uma tampa e deixar cozer em lume brando por 20 minutos, mexendo de vez em quando. Envolver o estragão e a salsa. Rectificar os temperos e servir de imediato.

Ingredientes para 4 pessoas
Elvira´s Bristot

MOLLY

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin

Molly - Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino