quarta-feira, 17 de junho de 2009

Ordem na cozinha.

MOLLY






Com os apartamentos cada vez menores temos que aproveitar ao máximo os espaços de nossa casa. Não podemos restringir receber visitas somente na sala de visitas, principalmente se quer reunir um número maior de pessoas em sua casa.

Hoje em dia é comum receber os amigos na cozinha. Esse espaço que até então ficava em segundo plano quando o assunto era receber visitas, pode transformar-se num aconchegante ambiente para conversar enquanto se prepara a comida.

A fim de manter esse cômodo sempre impecável, vale a pena adotar algumas medidas práticas na disposição dos utensílios, como:
  • Praticidade em primeiro lugar, sendo assim, mantenha objetos de uso diário dentro dos armários de fácil acesso, e devem ficar sempre a frente dos demais. Por exemplo, temos sempre aquelas xícaras que reservamos para as visitas, e no dia a dia, acabamos usando as canecas.
  • Separe os utensílios por tipo: panelas, pratos, copos, xícaras, refratários, travessas, tigelas, potes de plástico, entre outros. Devem ser colocados em compartimentos separados.
  • Reserve um nicho do armário para guardar óleo, azeite, sal e temperos habituais, lembrando que o vinagre fica na geladeira(ainda vejo muita gente guardando vinagre no armário). Esse nicho deve ser próximo ao fogão, mas longe das paredes do forno, que aquecem quando usados e pode favorecer a oxidação de temperos como o azeite, perdendo dessa forma parte de suas importantes propriedades.
  • Economize espaço dependurando as xicaras no teto das prateleiras e as tampas de panelas atras da porta do armário.
  • Evite manter o botijão de gás dentro da cozinha. Além de ser perigoso acaba deixa a cozinha com um ar mais pesado e feio. Não há capinha que deixe-os mais bonitos.
  • Se não houver armário debaixo da pia, use uma tábua para fazer uma prateleira nesse local. É excelente para guardar panelas e outros utensilios.
  • Separe a terceira gaveta para panos de prato e toalha para secar as mãos(afinal não é legal secar as mãos com o pano de prato que se seca a louça), de preferência enrolados como camisetas, afim de otimizar o espaço. Outra para toalhas de mesa de uso cotidiano e para suporte de travessas de panelas quentes, porta-copos.
  • Na quarta gaveta, guardar os guardanapos de papel, porta-guardanapo, argolas de guardanapos, paliteiros e descansa-talheres.
  • Na quinta gaveta, organize os jogos americanos e as toalhas de mesa.
  • Fixe um suporte para papel toalha, alumínio e filme plástico. De preferência longe do fogão, que joga gordura no ar e pode dificultar a limpeza do suporte.
Fonte Blog Amélias
MOLLY

5 comentários:

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Assim é minha cozinha, toda organizadinha!!

Adoro!!

bjks

Anny disse...

Silvia:
Coloquei o seu selinho no texto de hoje...
Obrigada!

*Quanto a receber visita na minha cozinha fica complicado. Não foi feita para isto. Infelizmente.
Mas acho uma boa. Não tem lugar melhor para bater um papo...
Beijos.
Anny

Drica disse...

Adoro as reuniões aqui na nossa cozinha, e sem clube do bolinha.
Mas confesso que vou adotar algumas dicas , legal esse post.
beijo e bom dia!

Pedro disse...

Bater um papo na cozinha com cheirinho de café ou comida boa, é muito bom mesmo, fazemos isso aqui, mesmo não sendo ela tão organizadinha. Legal a materia.

abraços

disse...

Adoro minha cozinha e não vejo a hora de poder reformar e para que ela fique pelo menos umas 10 vezes maior(rsrsrs) exagerei mesmo...
Quando estão todos em casa a coisa fica complicada...!!!
Mas pra dizer a verdade até que sou um pouco organizada.
Essas dicas farão a diferença aqui em casa.

Minha linda coloquei seu e-mail la no Receitinhas e dicas da vovó Rô (http://receitinhasedicasdavovoro.blogspot.com/)
, achei maravilhoso e fiz uma pesquesica , não sabia da existência do Livro As Mais belas Orações de todos os Tempos de Rose Mari Muraro e Frei Raimundo Cintra, com certeza vou comprar, pelo que li é maravilhoso.
Muito obrigada viu!
Te amo!
Rô!

Blog Widget by LinkWithin

Molly - Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino