segunda-feira, 30 de março de 2009

Você está certo de que prepara seu alimento da maneira correta?



Você está certo de que prepara seu alimento da maneira correta, ou que escolhe os lugares ideais para fazer suas refeições? Mesmo se cercando de cuidados muitas vezes não há como evitar a ingestão de alimentos contaminados

Sabemos da existência dos microrganismos e algumas de suas prováveis conseqüências. Estatísticas mostram que acontecem muitos surtos de doenças transmitidas por alimentos.

"Os surtos por bactérias ocorrem mais freqüentemente em refeições preparadas em domicílios seguidos daqueles que ocorrem em restaurantes e refeitórios industriais.

A bactéria pode ser transmitida pelo contato com as mãos contaminadas e também através de alimentos, onde elas encontram condições para se multiplicar e conseqüentemente provocar danos à saúde. "A Salmonella, encontrada principalmente em alimentos de origem animal, como ovos, leite e carnes, é uma bactéria que oferece diversos riscos a saúde. Esse microorganismo pode ser de vários tipos e espécies, responsáveis por quadros clínicos bem diferentes. A maioria dos surtos são causados especificamente pelo consumo de ovos crus ou parcialmente cozidos e maionese caseira, quando contaminados.

A infecção alimentar causada pela bactéria é conhecida como Salmonelose, que tem a diarréia e o mal-estar como sintomas mais comuns.

Os riscos de contaminação são grandes, mas se tornam ainda maiores quando crianças, idosos, portadores do vírus HIV, pacientes com câncer e diabéticos são infectados pela doença, pois, são mais sensíveis a complicações. O tratamento da infecção é avaliado caso a caso.

Para evitar este tipo de doença é necessário:

  • cuidado na preparação, higienizaçãodos alimentos
  • cuidado no armazenamento do que será consumido
  • evitar o consumo de alimentos a base de ovos crus como a maionese caseira, mousses entre outros é essencial
  • utilizar utensílios diferentes em alimentos cozidos e crus, pois pode haver contaminação cruzada, onde um passa a bactéria para o outro.

6 comentários:

Agostinho Lopes disse...

Eu aconselharia ainda como medida, conhecer a procedência do alimento quando adquirido. Comprar de fornecedores que tenham essa preocupação com a higienização.

Quando frequentar um restaurante, observar a cozinha. Há uma lei que permite ao cliente, solicitar visita à cozinha. Observe se os empregados estão adequadamente vestidos: roupas brancas, sapatos fechados, cabelos protegidos, unhas curtas, sem barba, sem piercings.

Parece frescura, mas não é. Se estamos falando em riscos de contaminação...

Muito oportuno o post!

anny-linhaozzy disse...

Silvia:
Esta é uma boa pergunta. Faz com que relembremos o que andamos fazendo com a gente mesmo.
Adorei o texto.
Parabéns!

Beijos.
Anny.

Cristiane A. Fetter disse...

Concordo plenamente com o Agostinho, a procedência também é importante, mas em casa é que relaxamos um pouco, por justamente achar que conosco nada vai acontecer.
Sempre alerta, como os escoteiros.
bjks

*Lisa_B* disse...

Silvia querida
não resisto a dizer isto...se formos vegetarianos não acontece nada...são os alimentos mais saudáveis e só necessita lavar pois de resto é tudo pureza....
Consciencializar sempre!
Beijinhos meus

milton toshiba disse...

Li um dia desses, que um dos maiores erros cometidos na cozinha, é deixar o alimento esfriar antes de se colocar na geladeira.

Guarda-se quente mesmo.

bj

Silvia Masc disse...

Li outro dia, que devemos tampar os alimentos, apenas depois de 2 horas de freezer, quando tampamos, até que congele se houver alguma bactéria, ela pode contaminar os alimentos ante.

Blog Widget by LinkWithin

Molly - Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino