Esse artigo da Dra. Ellen, desmistifica algumas informações sobre os carboidratos. Achei muito interessante, por isso compartilho com vocês.
Atualmente, os carboidratos continuam sendo erroneamente classificados como os responsáveis pelo ganho de peso e substituídos por gorduras nos alimentos industrializados, contribuindo para que as dietas sejam ainda mais calóricas, mesmo sem a presença deles.
Na farinha refinada, os pães são mais saborosos, mas também empobrecidos de micronutrientes. os carboidratos são mais fáceis de serem digeridos e rapidamente absorvidos pelo organismo, gerando maiores e mais rápidas elevações da glicose sangüínea após a refeição, o chamado índice glicêmico dos alimentos .
O consumo de fibras proporciona melhora no trânsito intestinal, diminuição do esvaziamento gástrico com prolongamento da saciedade; redução da absorção do colesterol e da glicose, com efeitos metabólicos claramente benéficos. Para isso, recomenda-se a ingestão de no mínimo 25 gramas de fibras diariamente.
Ao analisarmos os pães integrais com maior teor de fibras comercialmente disponíveis (2,5g/fatia), seriam necessárias 12 fatias diárias para alcançarmos as recomendações ideais. Por isso, a idéia é a de que nossa dieta precisa contar com uma grande variedade de alimentos também ricos em fibras, para que não se torne monótona e muito calórica.
Como escolher o pão? Lendo o rótulo...
Por exemplo, o fato de ter vários grãos não significa que o pão apresente um número maior de fibras - o pão doze grãos e nove grãos têm menos fibras que o sete grãos.
A inscrição de zero gordura trans também não deve ser levada ao pé da letra, pois obedecendo às normas da Anvisa, um alimento pode conter pequenas quantidades de gordura hidrogenada por unidade, sem a obrigatoriedade de informar no rótulo tal valor. Contudo, esse valor não declarado pode se tornar significativo, quando o consumo alcança maiores porções desse alimento.
Que pãozinho levar para casa?
Se observarmos seu valor calórico, o pão francês (50g) com suas 150 calorias, não apresenta muita diferença em relação ao seu equivalente integral, com suas 140 calorias em duas fatias (50g). A vantagem entre os dois são a inclusão das fibras, favorecendo os pães integrais.
As fibras também, estão presentes em outros alimentos, como frutas e vegetais.
Endocrinologista e nutróloga, Ellen Simone Paiva tem 26 anos de experiência, na área.
A especialista fez medicina na Universidade Federal de Goiás, onde também cursou a residência em Clínica Médica. A seguir, mudou-se para São Paulo e se especializou em Endocrinologia e Nutrologia, ambas pela Universidade de São Paulo.
Atualmente, Ellen é titular da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) e da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), além de ser diretora clínica do CITEN (Centro Integrado de Terapia Nutricional).
Ao corpo humano faz grande diferença se o pão é feito de farinha de trigo fina ou grossa, com ou sem o farelo (Hipócrates, 460 A.C.)
3 comentários:
Gosto da linha ligth da Nutella, principalmente o 7 grãos. Eles têm poucas calorias e acho isso ótimo.
Tenho preguiça de ir à padaria comprar pães de manhã. Semana passada tinha lançamento no Extra S.Caetano da Pulmman de pão francês, pré-assado, sem ser congelado. Dura um mês na geladeira e 5 minutos no forninho elétrico fica ótimo.
Mas hoje passei no Itaim e não tinha.
Dilícia!!!
Ei... ta com problema aqui na sua ála de coments... tem hora que não da pra comentar!
Evito comer pão. Me faz muito mal. Então uso outro farinha de trigo. Fubá(cuscuz), mandioca,etc
Sabe o que substitui a carne?
-O feijão.
Postar um comentário