sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Sopa cremosa de Aipo




Ingredientes
1 grande ou 2 médias raízes de aipo (4-5 xícaras picado)
1 cebola média, picada
4 cravos-da-índia alho, descascados
3 xícaras caldo de vegetais
1 / 8 colher de chá de pimenta branca (ou a gosto)
1 / 2 colher de chá de tomilho
1 / 2 colher de chá de sal (ou a gosto)
1 / 4 xícara não leiteiro leite
1 / 2 colher de chá de suco de limão

Preparo

Descasque o aipo raiz e corte-o em cubos de tamanho igual Aqueça uma panela de pressão ou panela grande e refogue toda a cebola e alho até que a cebola comece a ficar marrom. Adicione o aipo e 2 xícaras de caldo vegetal.

Cozinhar em pressão alta, por 5 minutos. Retire do calor e da pressão para esfriar naturalmente, em panela normal, cozinhar por 20 a 30 minutos.

Colocar aipo cozido em caldo restante em um liquidificadore bater, começando em uma velocidade baixa para alta e crescente, em lotes, se for necessário, até ficar completamente batido. Despeje novamente na panela e adicionar pimenta branca, tomilho e sal. Por 15-20 minutos, adicionando mais caldo se a sopa ficar muito grossa. Adicionar Yogurte e sumo de limão, mexa bem, e ferver por mais 5 minutos. Adicione mais sal e pimenta a gosto e sirva quente.

Tomar muito cuidado ao processar líquidos quentes, nunca encha o liquidificador mais da metade da capacidade do copo. Além disso, retire o centro que há sobre a tampa e cubra a abertura com uma toalha de cozinha para permitir que o ar quente saia e evitar que forme pressão.


Faz 4 porções.
Por porção: 86 calorias (kcal); 1g gordura total; (7% das calorias de gordura); 3g Proteína; 18g de carboidratos; Cholesterol 0mg; 426mg de sódio; 4g Fibra.

Um comentário:

milton toshiba disse...

Adoro aipo, sempre deixo alguns pedaços lavados na geladeira e como crú.

Sivia costumo ouvir o Wessel na BandNews (Pitadas de Gastronomia) e ele du uma dica, que adotei e funciona.

Ao fritar bifes, use uma peneira metálica como tampa, assim a gordura não suja o fogão e o bife não cozinha.

Eu frito um por um na panela, pois gosto deles "selados" e suculentos por dentro.

bom fim de semana

abs

Blog Widget by LinkWithin

Molly - Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino