sábado, 24 de janeiro de 2009

Alcatra no sal grosso




. 1 peça de miolo de alcatra de aproximadamente 1 kg
· 2 kg de sal gross
· 1 cabeça de alho
· 1 xícara (chá) de creme de leite fresco
· 3 colheres (sopa) de manteiga
· Pimenta-do-reino a gosto

preparo

Tempere a carne com a pimenta-do-reino. Reserve. Disponha duas folhas de papel-alumínio em uma assadeira como numa cruz. Faça uma camada de sal grosso com 1 cm de espessura e ponha a carne sobre o sal. Espalhe o sal grosso sobre a carne e feche as pontas da cruz de papel-alumínio para formar um envelope. Leve ao forno por aproximadamente uma hora. Durante o cozimento, faça o molho. Amasse os dentes de alho e ponha em uma panela. Junte o creme de leite e cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 15 minutos ou até o alho ficar bem macio.


Deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador. Devolva à panela e, no fogo baixo, incorpore a manteiga aos poucos, batendo com um garfo. Tempere com a pimenta e reserve. Retire a assadeira do forno e deixe a carne descansar por dez minutos. Afaste a camada de sal e levante a carne. Bata com a parte de trás de uma faca para retirar todo o sal e sirva imediatamente com o molho de alho.


Calcule 25 minutos de tempo de forno para cada 1/2 kg de carne mal-passada, 30 minutos para ao ponto ou 35 minutos para carne bem-passada.

Um comentário:

milton toshiba disse...

Faço uma versão que li há muito tempo (acho Saul Galvão) e cubro a carne totalmente com o sal grosso.

Fica "engessado" e depois de uma hora, quebra-se o sal e pronto.

Não fica salgado, como pensei na primeira vez.

Agora complemento com esse apetitoso molho.

:)

Blog Widget by LinkWithin

Molly - Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino