segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Horta Caseira






No quintal, em pequenos canteiros, em vasos e até caixotes. A horta caseira serve para cultivar verduras, legumes, temperos e ervas medicinais, melhorando a qualidade de vários alimentos consumidos.

O primeiro passo para criar sua horta é escolher um local plano e ensolarado, afastado, no mínimo, 5 metros de esgotos, privadas ou chiqueiros. A terra deve estar adubada (você pode fazer isso em casa, com os restos de alimentos. Veja mais em compostagem) e os canteiros devem ter a profundidade média de 20 centímetros, sendo que a distância mínima entre os diferentes canteiros é de 30 centímetros.

Para semear basta umedecer a terra e fazer pequenos sulcos, com mais ou menos 2 centímetros de profundidade, onde serão colocadas as sementes. O ideal para cobrir as sementes é peneirar uma camada de terra fina em cima dos sulcos.

A horta deve ser regada duas vezes ao dia e a terra, constantemente adubada com adubo orgânico espalhado entre os canteiros. Em aproximadamente 20 dias, as primeiras mudas devem aparecer.

As principais espécies que podem compor a sua horta são: alface, couve, tomate, repolho, cebola, pimentão, almeirão, manjericão e ervas medicinais, como erva doce, camomila, hortelã, capim cidreira, entre outras.


Fonte: aqui no site da Praça Victor Civita


2 comentários:

Silvia Masc disse...

Teste

Camilla disse...

Muito obrigada pela dica. É algo tão prático de se fazer mas que nos dá uma preguicinha danada.

Com muito carinho,

Camilla - Praia Grande/SP

Blog Widget by LinkWithin

Molly - Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino