sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Salada de pepinos ao sumagre





INGREDIENTES:

2 pepinos de tamanho grande Sal a gosto
1 colher (sopa) de azeite de oliva

3 copos de iogurte
2 dentes de alho
1 colher (chá) de sumagre

MODO DE PREPARO: Descasque os pepinos e corte em cubos bem pequenos. Salgue e deixe descansar. Junte ao iogurte a mistura de azeite e alho amassado. Misture o iogurte temperado ao pepino e acrescente o sumagre. Guarde na geladeira até a hora de servir.
Segundo o Brasserie Victória : SUMMAC (RHUS CORIORIA): Pó vermelho e ácido extraído das frutas da planta Sumagre. Acelga recheada e tabule são alguns dos pratos preparados com este tempero. Sumak (Rhus corioria)Também conhecido como sumac ou sumagre, este pó tem gosto ácido de fruta silvestre. Vem das folhas vermelhas de um arbusto que cresce nas montanhas do Líbano. Enquanto no Ocidente é considerada apenas ornamental, os cozinheiros do Oriente Médio usam muito as espigas que a planta produz. Por ser amarga, foi usada pelos romanos antes de os limões terem chegado à Europa. É usada para temperar saladas e pastas, só para pratos frios por ter o gosto parecido com o do limão. Misturada com iogurte e ervas, tem um sabor leve e refrescante. Se misturada com azeite, pode servido com pão como aperitivo. É um dos ingredientes do zahtar. (Encontrado em empórios árabes)

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin

Molly - Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino