quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Torta Sacher



Massa:
Ingredientes:
1 tablete dechocolate meio amargo picado
100 g de manteiga
1 lata de leite condensado
6 ovos
3 colheres (sopa) de açúcar
2 xícaras e meia (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
manteiga para untar
farinha de trigo para polvilhar
Recheio
8 colheres (sopa) de abricó ou geléia de damasco
1 colher (sopa) de licor de laranja (Grand Marnier ou Cointreau)
Cobertura
1 tablete de Chocolate meio amargo picado
1 colher (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de açúcar

Preparo:
Massa:
Derreta o Chocolate Meio Amargo em banho-maria. Reserve. Bata a manteiga na batedeira e, quando ela estiver cremosa, acrescente o leite condensado em fio e as gemas uma a uma, batendo sem parar, até obter um creme leve e fofo. Junte a essa mistura o chocolate derretido e reserve. Bata as claras em neve e, quando estiverem formando picos moles, acrescente o açúcar e bata até obter um suspiro firme. Incorpore a farinha de trigo e o fermento em pó, peneirados, à mistura de chocolate, alternando com as claras em neve. Despeje a massa em uma fôrma de aro removível (27cm de diâmetro), untada e enfarinhada. Asse em forno baixo (150°C) preaquecido, por cerca de 45 minutos. Espere esfriar dentro do próprio forno e corte a torta ao meio.

Recheio:Prepare o recheio levando a geléia ao fogo, para derretê-la. Acrescente o licor e misture bem. Recheie e cubra a torta com a geléia ainda quente.
Cobertura:Misture o Chocolate Meio Amargo picado, a manteiga, o açúcar e meia xícara (chá) de água e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até abrir fervura. Desligue o fogo e deixe por mais 5 minutos. Bata vigorosamente e aplique sobre a torta com o auxílio de uma espátula.

Dicas:- Para evitar que a cobertura açucare, ferva o açúcar com a água por alguns segundos antes de incorporar os outros ingredientes; - Por ser muito delicada, é importante que a massa esfrie bem dentro do forno.

Fonte: Cozinha Nestlé

Muito popular em todos os países de língua alemã, é de origem austríaca. Sua base é uma massa de pão-de-ló de chocolate, feita com farinha de trigo, ovos, chocolate, rum ou vinho Madeira, manteiga e açúcar de confeiteiro. Depois de pronta, é recheada com doce de abricó. A cobertura é uma calda grossa de cacau, escura e amarga. Serve-se acompanhada de creme de leite batido. Sua origem é controversa. Existem dúvidas se sua primeira aparição foi no Congresso de Viena de 1814 ou em 1832, durante um jantar de gala oferecido ao príncipe Von Metternich. De qualquer maneira, seu criador chamava-se Franz Sacher. Desde esta época até cerca de 1960, travou-se uma batalha judicial entre a família Sacher e Edouard Demel, em confeiteiro de Viena, pelo direito de exclusividade na comercialicação da torta. O confeiteiro afirmava ter adquirido este direito do próprio Sacher. A família acabou vencendo a briga e hoje a torta Sacher leva abricós no recheio, e a torta Demel tem os abricós no topo, logo após a calda de chocolate. Fonte: Pequeno Dicionário de Gastronomia, Maria Lúcia Gomensoro (Aqui)

Vocês podem ver outra opção de receita da torta, aqui

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin

Molly - Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino