terça-feira, 30 de setembro de 2008

Kafteji





A Kafteji é um prato muito popular na Tunísia. Encontramos em qualquer boteco de esquina.....os tunisianos adoram fazer sanduíche com a Kafteji e também comer acompanhado de um belo pedaço de pão berbère. Na Kafteji os legumes são fritinhos e servidos bem quentinhos com ovo. Existem inúmeras variações para este prato e essa versatilidade é tentadora.
Ingredientes:

- 4 tomates maduros cortados em cubinhos e sem semente.
- 6 batatas médias cortadas em cubo
- 1 abobrinha em rodelinhas
- 5 ovos (usamos 3 ovos de pata)
- 2 colheres (sopa) de extrato de tomate diluído em 1/2 copo de água
- harissa à gosto (pode ser substituída por outra pimenta vermelha ou molho de pimenta)
- 1 limão
- azeite
- sal e pimenta-do-reino
- tabel (mistura de especiarias tunisiana) Além dos legumes acima podemos também acrescentar pimentão, abóbora, cenoura....fica de acordo com o gosto do freguês.

Colocar 2 colheres (sopa) de azeite numa frigideira e fritar os tomates. Quando os tomates estiverem quase desmanchando acrescentar o extrato de tomate, um pouco de sal, pimenta-do-reino, um pouco de harissa e uma pitada de tabel. Deixar no fogo até obter um molho grossinho. Desligar e reservar.

Numa outra frigideira, fritar as batatas com um pouco de azeite. Elas devem ficar bem douradinhas. Virar as batatas de vez em quando para dourar de ambos os lados. É o mesmo processo da batata sauté. Quando estiverem quase prontas, acrescentar sal e pimenta-do-reino. Colocar num prato e deixar dentro do forno para conservar bem quentinha.
Em seguida, fritar a abobrinha. Quando prontas adicionar sal e pimenta-do-reino à gosto.

Misturar todos os legumes numa única frigideira e quebrar os ovos. Mexer bem até os ovos cozinharem. Desligar o fogo, espremer limão e servir com um belo pedaço de pão.

Na Tunísia, o ovo também pode ser preparado separadamente e servido por cima dos legumes. Se preferir, as abobrinhas podem ser empanadas. Fica mais saboroso ainda. Caso queira acrescentar outros legumes, é só fritar como a batata e a abobrinha.

FONTE:Cuecas na cozinha

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin

Molly - Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino