domingo, 12 de janeiro de 2014

Que tal buscar nos alimentos uma maneira simples de prevenir o envelhecimento precoce e até mesmo doenças?


O envelhecimento precoce está entre as maiores preocupações femininas e lidar com isso nem sempre é fácil. O mercado de beleza está cheio de opções em cremes, máscaras e outros produtos que prometem retardar esse processo, ou pelo menos amenizá-lo, mas você sabia que os alimentos antioxidantes podem lhe ajudar a prevenir o envelhecimento precoce? Pois é, nada melhor do que comer e saber que aquele alimento vai fazer bem para a sua saúde e seu organismo como um todo.

Mas o que são radicais livres? Estresse oxidativo? E os famosos antioxidantes? Segundo a nutricionista Taísa Annes, os radicais livres são moléculas que ficam soltas em nosso organismo, algo como um solteiro buscando encontrar uma namorada, que causa a oxidação celular. E são estas oxidações que aumentam o envelhecimento precoce, o risco de câncer, diabetes, aterosclerose e doenças cardiovasculares. “Os radicais livres são produzidos em excesso por causa do estresse, da radiação solar, da poluição, do uso de medicamentos, do hábito de fumar, do uso abusivo de bebidas alcoólicas e da alimentação inadequada (rica em gorduras e conservantes). A produção excessiva dessas substâncias além de lesarem nossas células e causar danos à saúde, também podem causar danos estéticos, como acne, celulite, estrias e rugas”, explica a nutricionista.

Quando as defesas antioxidantes não são completamente suficientes para combater a formação de radicais livres, acontece o estresse oxidativo. É por isso que os antioxidantes são tão importantes. Taísa explica que os antioxidantes são substâncias capazes de minimizar os efeitos nocivos dos radicais livres, impedindo a destruição das células sadias, assim, os antioxidantes podem evitar a queda de cabelo, fortalecer as unhas, retardar o envelhecimento e prevenir o surgimento de doenças.

É por isso que uma alimentação rica em frutas e verduras e com baixo teor de gordura é fundamental para manter-se sempre linda e saudável. Taísa conta que pesquisas recentes mostram que indivíduos que se submetem a uma dieta reduzida vivem mais do que aqueles que têm acesso livre à alimentação. “se você quer viver mais e com qualidade de vida, não coma além do que o seu organismo necessita. Assim estará evitando desordens estéticas e mantendo o peso dentro dos padrões adequados”, alerta. Vale lembrar que os alimentos antioxidantes não devem ser utilizados de maneira isolada, mas sim fazer parte de uma alimentação balanceada, calculada de maneira individualizada e de acordo com as necessidades energéticas de cada pessoa.



Faça um arco-íris em seu prato! Quanto mais colorido ele for mais substâncias antioxidantes ele terá. Aposte em uma alimentação colorida!



Alimentos alaranjados: são ricos em carotenoides e ricos em vitamina C. Fontes: manga, pêssego, caqui, laranja, cenoura, mamão, abóbora.

Alimentos brancos: são ricos em vitaminas do complexo B e flavonoides. Fontes: pera, banana, cebola, alho, couve-flor, mandioca, côco.

Alimentos marrons: são ricos em fibras e de vitaminas do complexo B e E. Fontes: nozes, aveia, castanha, cereais integrais.

Alimentos roxos: contém niacina (vitamina do complexo B), vitamina C e minerais. 
Fontes: alcachofra, repolho roxo, alface roxa, ameixa, amora, framboesa, uva.

Alimentos verdes: são ricos em cálcio, fósforo e ferro. Fontes: vagem, salsa, pimentão, limão, kiwi, ervilha, brócolis, chuchu, ervilha, abacate.

Alimentos vermelhos: são ricos em carotenoides que são precursores da vitamina A. 
Fontes: morango, cereja, pimenta, melancia, goiaba, romã.
Dica da Nutricionista: ingira os alimentos com poder antioxidante, no mínimo, uma vez a cada dois dias, para desfrutar de seus benefícios.

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin

Molly - Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino