segunda-feira, 4 de março de 2013

Três pratos a partir de um

Foto Pedro Landim 

A brincadeira de hoje envolve um ingrediente aromático principal: bacon, com o auxílio luxuoso de queijo ralado e pimenta preta - receita clássica da massa 'alla Gricia'.

Dela, partimos para dois molhos deliciosos e rápidos, com a entrada de ovo ou tomate. O primeiro nos levará ao cremoso 'Carbonara'. O segundo, ao picante 'Amatriciana'. Caminhos gostosos de se percorrer na cozinha.

A qualidade dos ingredientes vai determinar o produto final. Um azeite extra virgem e um queijo pecorino italiano, de ovelha, ou mesmo um nacional, farão a diferença.

Foto Pedro Landim

Um bom toucinho defumado também, já que os italianos utilizam a 'pancetta' ou o 'guanciale' (bochecha do porco), difíceis por aqui. A pimenta deve ser moída na hora, esqueça para sempre as versões em pó.

Boa caminhada.

Gricia

2 col. sopa de azeite / 1/2 xíc. de bacon picado / 1/2 xíc. de queijo ralado / Sal e pimentapreta moída, em porção generosa.

Refogue o bacon no azeite até ficar bem dourado e reserve. Cozinhe sua massa preferida, escorra e acrescente o bacon com seu azeite. Misture com o queijo e muita pimenta preta.

Carbonara

Acrescente 2 ovos à receita anterior, e salsa picada.

O mesmo procedimento da receita anterior, mas misture o queijo, a pimenta e a salsa com os ovos batidos numa tijela. Depois, acrescente a massa, o bacon com seu azeite e misture. Finalize com mais salsa e pimenta moída.

(Uma taça de vinho branco seco para evaporar com o bacon no início é boa ideia).

Foto Pedro Landim

Amatriciana


Sem os ovos da receita anterior, acrescente na lista uma lata de tomate pelado, meia cebolae uma pimenta dedo de moça, picadas.

1 - O mesmo procedimento da primeira receita, mas acrescente a cebola ao refogado do bacon, depois os tomates na mesma panela, e a pimenta por último. Cozinhe por 10 minutos, adicione a massa e misture. Sirva com mais queijo por cima.



Fonte: O dia

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin

Molly - Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino