quinta-feira, 28 de março de 2013

Risoto de alho poró e cogumelos (Sugestão para Páscoa)

4 colher(es) (sopa) de cebola picada(s)
4 colher(es) (sopa) de azeite
60 ml de vinho branco
2 xícara(s) (chá) de arroz arbório
6 xícara(s) (chá) de caldo de legumes quente
4 colher(es) (sopa) de manteiga gelada(s)
1 xícara(s) (chá) de parmesão ralado(s) grosso(s)
quanto baste de sal
50 gr de alho-poró em rodelas
100 gr de champignon fresco em fatias

Refogue a cebola picada no azeite. Quando estiver translúcida, acrescente o arroz arbóreo e refogue, para que os grãos possam absorver toda a gordura. Acrescente o vinho branco e refogue mais um pouco. Despeje então, 1/3 do caldo reservado, abaixe o fogo e deixe cozinhar em panela sem tampa. Quando estiver quase seco, acrescentar a metade do caldo restante. Mexa algumas vezes, para não pegar no fundo da panela. Quando estiver quase seco novamente, acrescente o restante do caldo e mexa um pouco mais. Quando finalmente estiver quase seco novamente, retire a panela do fogo e do calor, acrescente a manteiga gelada, o alho poró em rodelas, o champignon fresco fatiado e o parmesão fresco. Mexa vigorosamente, tomando apenas o cuidado de não quebrar os grãos. Sirva imediatamente.
ATENÇÃO: o risoto NÃO é arroz empapado. São grãos inteiros, ligados por um creme que se forma durante o cozimento e ligado com a manteiga e o queijo, 2 ingredientes necessários para a preparação da maioria dos risotos. 

Dica:O Alho-poró deve ser muito bem lavado antes do preparo, pois acumula grande quantidade de areia e terra em sua estrutura.

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin

Molly - Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino