segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Congelar é... Descongelar é...

Para quem quer adiantar algumas coisas para as
festas de final de ano, é importante fazer direitinho .


 Congelar é...
Manter o sabor, a cor e o aroma do produto fresco no congelador.

Não congele:

Receitas à base de maisena, gelatina pura, maionese, claras cozidas ou em neve, gema crua, ovo cozido, vegetais crus, creme de chantilly, iogurte, folhas de verduras e frutas, banana e pêra d'água.
Salgadinhos

Depois de prontos, ponha os salgadinhos em um recipiente que possa ser mergulhado em água gelada, para que resfriem. Coloque em uma bandeja aberta, cubra com papel-filme e leve ao congelador. Após congelar, transfira os salgadinhos para sacos plásticos bem fechados e volte ao congelador. Assim, eles não ficarão grudados.
Legumes

Existe uma técnica especial para congelar legumes chamada branqueamento. Ela é bem simples: lave bem os legumes e corte os talos. Mergulhe os vegetais em água fervente por alguns segundos e coloque-os em água gelada em seguida, para evitar que cozinhem com o calor. Leve os legumes ao congelador em sacos plásticos. Tire todo o ar da embalagem, ou então eles ficarão com textura áspera e sem sabor. Mas atenção: o vegetal branqueado não está pronto para ser servido depois de descongelado, ele deve ser cozido!

Batatas

Você pode congelar as batatas cozidas ou cruas. No primeiro caso, cozinhe as batatas e amasse como purê. Embrulhe em papel-filme e leve ao congelador. Para batatas cruas, lave, descasque e corte em cubos. Mergulhe em água fervente por 5 minutos e resfrie em uma tigela com água e gelo. Escorra, embale em papel-filme e congele.
Regras básicas de congelamento:

- Quanto mais rápido o alimento for congelado e quanto mais devagar ele for descongelado, melhor será o resultado final.

- Sempre retire o ar de dentro das embalagens que serão congeladas, porque ele prejudica o congelamento.

- Identifique com uma etiqueta o nome do alimento, a quantidade e data do congelamento. Fica muito mais fácil saber o que está no potinho e se o conteúdo ainda é próprio para o consumo.

- Congele porções que possam ser utilizadas de uma só vez, para você não precisar descongelar tudo e usar apenas metade.

- Mantenha uma lista dos alimentos congelados. Assim, você não precisa abrir o congelador sem necessidade!

Você sabia que a clara crua pode ser congelada em potes bem fechados por até 3 meses no congelador?

Descongelar é...
O processo que faz os alimentos congelados voltarem à sua condição natural.
Fique atento ao prazo de validade

O tempo que um alimento pode permanecer no congelador está intimamente ligado à capacidade de conservação de seus ingredientes e componentes químicos. As receitas preparadas com leite, por exemplo, têm o prazo de validade menor do que àquelas feitas com água. Sabendo disso, você pode planejar o que vai fazer para congelar e o que vai fazer para ser consumido rapidamente. Outro fator que influi na conservação do alimento no congelador é a temperatura. Mantenha seu congelador com a temperatura próxima dos -18oC sempre e evite abrir e fechar a porta do congelador a todo momento. Lembre-se também de embalar bem os alimentos que planeja conservar! Isso evita o contato com o ar.
Embalagens para congelar

- As embalagens são importantes para manter os alimentos congelados com sabor e propriedades nutritivas intactas. Veja o jeito correto de embalar seus congelados:

- As embalagens devem ser bem fechadas para evitar que as bactérias se proliferem em meio aos alimentos.

- Procure sempre remover o ar de dentro das embalagens porque o contato com ele pode estragar alimentos congelados.

- Para recipientes sem tampa, use papel-filme ou sacos plásticos.

- Procure aproximar o plástico ao máximo dos alimentos.

- O importante é sempre utilizar embalagens limpas e secas.

Regras básicas de descongelamento

Não basta manter as propriedades dos alimentos enquanto ele permanece congelado. É preciso também estar atento para que o alimento não perca qualidade durante o descongelamento. Veja só o que precisa ser observado na hora de tirar algo do congelador:

- Para não prejudicar a qualidade dos alimentos, evite descongelar em água corrente.

- Vegetais congelados no processo de branqueamento podem ser imediatamente refogados ou cozidos.

- Molhos podem ser descongelados diretamente em fogo baixo.

- Os demais alimentos, incluindo carnes, aves, peixes, massas, bolos recheados e sobremesas geladas, devem ser retirados do congelador 24 horas antes do uso e colocados na geladeira.
Fique atento às sugestões de tempo de armazenamento para congelados

- Pães e massas: 3 meses
- Legumes e verduras: 12 meses
- Filé de peixe: 2 meses
- Carne moída: 4 meses
- Frutas: 9 meses
- Costelas de porco e carneiro: Até 6 meses
- Manteiga: De 3 a 8 meses

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin

Molly - Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino