quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Salada Mata atlântica


Salada Mata Atlântica
Ingredientes
80 g de rúcula selvagem
80 g de folhas de acelga roxa
80 g de mâche
80 g de mini-rúcula
40 g de azedinha
1 manga cortada em juliana
1 coração de pupunha cortado em juliana
40 g de ervilhas-tortas
40 g de brócoli ninja
5 g de sementes de maracujá
10 g de aipo em cubinhos confitados*
50 ml de azeite de carvão*
50 ml de azeite de manjericão*
40 g de brotos e ervas frescas
pétalas de calêndula e flor-de-sal para finalizar

Para o aipo confitado:
100 g de aipo
40 g de açúcar
água quanto baste

Para o azeite de carvão:

1 pedaço pequeno de carvão
250 ml de óleo de girassol

Para o azeite de manjericão:
1 maço de manjericão
250 ml de óleo de girassol
Modo de preparo aipo confitado: Limpar bem os talos de aipo e cortá-los em cubinhos. Acrescentar o açúcar e cobrir com água. Cozinhar em fogo lento até confitá-los.
O azeite de carvão: Colocar o pedaço de carvão sobre um chama de fogo. Quando estiver em brasa, mergulhá-lo no óleo de girassol (dentro de um bowl) e tapar com um prato. Deixar o óleo defumar por alguns minutos. Quanto mais tempo ficar, mais forte ficará o sabor.
O azeite de manjericão:Retirar as folhas de manjericão e escaldá-las em água fervente por 10 segundos. Retirar com uma escumadeira e mergulhá-las em água e gelo. Retirar bem o excesso de água e bater no liquidificador com o óleo de girassol. Levar ao fogo até atingir a temperatura de 80 graus. Coar por um pano e reservar.
A salada: Misturar as folhas num bowl e temperá-las com os dois azeites e a flor-de-sal. Dispor as folhas nos pratos e acrescentar a manga, a pupunha, poucas sementes de maracujá e alguns dadinhos de aipo. Colocar pedacinhos de brócolis e ervilha-torta previamente branqueados. Finalizar com ervas, brotos e as pétalas de calêndula.


Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin

Molly - Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino