segunda-feira, 30 de julho de 2012

Cozinha antioxidante

A primeira opção que vem à cabeça de quem pretende retardar os efeitos do envelhecimento é recorrer às clínicas de estética. Porém, a solução pode estar bem mais perto, na cozinha. Adotar uma alimentação rica em substâncias antioxidantes pode ajudar a retardar esses sinais, uma vez que esses nutrientes têm a capacidade de proteger as células contra os efeitos causados pelos radicais livres. Essas moléculas produzidas pelo organismo, em exagero, podem desencadear uma série de doenças, incluindo o envelhecimento. Saiba mais sobre as substâncias antioxidantes e onde encontrá-las.

Não é difícil e nem caro consumir os vários alimentos que contêm os antioxidantes, que podem ser encontrados em frutas, vegetais e legumes. Para a nutricionista Josiane Spencer, eles devem estar na alimentação de qualquer pessoa e não importa a idade delas. "A recomendação é que eles façam parte de nossa dieta regular para reverter os sinais do envelhecimento e para ajudar a prevenir, e até mesmo, reverter os processos de várias doenças." – explica a profissional.

Mas a nutricionista faz um alerta. "Devemos somente ter cuidado no consumo do vinho, que, apesar de conter grande quantidade de resveratrol, é uma bebida alcoólica. Além disso, algumas substâncias, apesar de trazerem grande benefício à nossa saúde, devem ter sua quantidade controlada, como o chá verde - rico em polifenóis antioxidantes - que, se tomado em excesso, pode desencadear taquicardia."

Agora, de acordo com Spencer, não há uma quantidade certa de alimentos para consumir, as pessoas devem ter uma dieta o mais natural possível. "Acredito que mais importante que estabelecermos uma quantidade, pois cada substância tem um valor diferente, é procurar uma alimentação que seja mais natural possível, consumindo muitas frutas, legumes, cereais, verduras, peixes e carnes magras. Além disso, procurar não ingerir alimentos enlatados, congelados, processados, pois tem uma grande concentração de substâncias que aceleram a produção de radicais livres. Outra dica preciosa: levar a vida de maneira mais leve e menos estressante possível" – explica a nutricionista. 

Confira os alimentos que contêm esses nutrientes: 
• Betacaroteno: cenoura, abóbora, pêssego, damasco, manga, beterraba.
• Selênio: castanha do Pará, peixes e aves.
• Licopeno: tomate, melancia, goiaba e principalmente no molho de tomate.
• Vitamina C: laranja, caju, lima, acerola.
• Quercetina: vinho, cebola roxa, maçã.
• Resveratrol: vinho tinto e suco concentrado de uva.
• Vitamina E: gérmen de trigo, nozes, vegetais folhosos.
• Os famosos “berrys“ americanos: frutas vermelhas de alto poder antioxidante. No Brasil, temos nosso açaí, que supera todos em teor antioxidante, sendo o campeão nesse quesito. Nos EUA é conhecido como brazilian berry ou açaí berry.

Um comentário:

www.sosimplesassim.com.br disse...

Oi Sílvia,
Ótimas explicações e essenciais para nossa saúde.Temos que nos cuidar para estarmos sempre bem.
Bj e ótima semana,
Lylia

Blog Widget by LinkWithin

Molly - Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino