sábado, 9 de junho de 2012

Outra dica para o dia dos namorados.

raclete2


A Raclete, do francês racler (raspar, em português), é um prato típico suíço, feito com queijo homônimo, que consiste em raspar pedaços desse queijo derretido e acomodá-los em cima de batatas assadas ou cozidas.

Nos Alpes, a raclete é servida com cebolas e pepinos em conserva, prosciutto, salames, pancetta e azeitonas. O queijo é cortado em peças de aproximadamente dois quilos (quando não inteiro) e preso em um espeto próximo a um pequeno braseiro de lenha (tudo isso sobre uma bandeja de madeira). Cada comensal recebe uma espátula de cabo comprido e conforme o braseiro derrete o queijo, usa-se a espátula para recolher aquele creme dourado de sabor único e pô-lo juntamente com as batatas e as outras guarnições.

Hoje em dia é possível encontrar aparelhos de raclete domésticos (racleteiras), assim como encontramos os aparelhos de fondue.
Eles são elétricos e dispõem de panelinhas que são colocadas sobre uma armação redonda de metal, aquecida por uma resistência. Na parte de cima, encontra-se uma chapa, onde podem ser grelhadas batatas ou legumes de sua preferência.
Para a racleteira, é preciso que o queijo esteja fatiado, pois as panelas e as espátulas são pequenas, feitas para porções individuais.

raclete3
raclete4
Para enriquecer o prato e possibilitar um número razoável de combinações de sabores, tenha disponível – além das batatas, das azeitonas e das conservas – porções de cogumelos frescos, abobrinha e berinjela fatiados.Nozes, figos secos, pêras, tomates cereja e uvas verdes também são bem vindos. Eu ainda me atrevo a colocar um ou dois queijos diferentes além do queijo raclette.
Um pouquinho de imaginação e você consegue delícias assim:
rac1
Esquerda: Queijo raclette, uvas verdes, nozes e blue cheese (minha favorita!)
Direita: Queijo raclette, cogumelos, tomate e orégano
rac2
Esquerda: Queijo haloumi, tomate, orégano e berinjela
Direita: Queijo raclette, abobrinhas, tomates e azeitonas pretas
rac3
Esquerda: Queijo raclette, procciutto, tomate e cogumelos
Direita: Queijo raclette, pêras, nozes e blue cheese

Se na sua cidade o preço do queijo raclette é injusto ou impossível de encontrar, eu sugiro que você o substitua por peças de emental, de queijo suíco ou de queijo gruyère.
Assim como no fondue, a raclete envolve todo um ritual de preparo, sendo excelente sugestão para receber um pequeno grupo de amigos ou para o dia dos namorados.
Cada vez que termino uma raclete, não vejo a hora de ter outra ocasião para prepará-la de novo. Não só pelo prazer da degustação em si, como também pelas lembranças daquela viagem bacana que ela me traz.
Fonte: CozinhaPequena

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin

Molly - Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino