terça-feira, 27 de março de 2012

Cuscuz Paulista e Cuscuz Brasileiro

Cuscuz Paulista 
(receita da minha irmã)

Ingredientes: 
2 colheres de sopa de óleo
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
200 gr de camarões pequenos
1 xícara de chá de azeitonas verdes fatiadas
1/2 xícara de chá de ervilha congelada (100 g) 
1/2 pimentão verde em cubinhos (80 g) 
12 ovos de codorna cozidos
sal
pimenta-do-reino recém-moída
1 xícara de chá de molho de tomate (200 ml) 
1 pimenta dedo-de-moça sem semente e picadinha
1/4 xícara de chá de cheiro verde picado
2 xícaras de chá de farinha de milho em flocos (100 g) 
2 colheres de sopa de farinha de mandioca (30 g) 
8 camarões médios cozidos para decorar

Modo de preparo: 
-Em uma panela grande, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até ficarem transparentes. Junte os camarões pequenos, as azeitonas, as ervilhas, o pimentão, 6 ovos de codorna picados, sal e pimenta-do-reino e refogue por 1 ou 2 minutos. Acrescente o molho de tomate, pimenta dedo-de-moça, o cheiro verde e 1 xícara de chá de água (200 ml). 

-Misture as 2 farinhas e junte, aos poucos, à mistura até obter uma massa úmida. Molhe a forma para pudim com água e decore o fundo e as laterais com os camarões grandes e os ovos de codorna restantes. Acomode a massa na forma, apertando bem. Desenforme e sirva quente ou frio. 


Cuscuz de Camarão Bem Brasileiro

Ingredientes:
1 xícara de azeite espanhol
6 xícaras de farinha de milho
1/2 xícara de farinha de mandioca crua
1 cebola grande em cubinhos miúdos
2 dentes de alho bem picadinhos
1 xícara de salsinha e cebolinha
600 g de molho de tomate
1 lata de ervilha
1 vidro grande de palmito picadinho
250 g de camarão pequeno limpo, ou de frango cozido já separado em lascas
œ xícara de azeitonas verdes em lascas
para decorar: tomate, ovo cozido, azeitona em
lascas, banana e sardinha em conserva
molho de pimenta-vermelha
sal e pimenta

Modo de preparo: 


-Aqueça bem o azeite numa panelinha. Enquanto isso, coloque as farinhas de milho e de mandioca e 1 colher (sopa) de sal numa tigela grande, misture bem e esfarele com a ponta dos dedos. Faça uma cavidade no centro das farinhas e coloque metade da cebola, do alho, da salsinha e da cebolinha. 

-Quando o azeite estiver quase fervendo, retire do fogo, despeje sobre os temperos e misture até umedecer a farinha. Regue o fundo de uma panela com um fio de azeite e doure a cebola. Junte o alho, espere perfumar e adicione o camarão (ou o frango). 

-Misture bem, espere o camarão mudar de cor e junte o molho de tomates, a ervilha e o palmito. Deixe ferver 5 minutos, junte as azeitonas e ajuste o sal e a pimenta. Reserve 1œ xícara do molho para servir ao lado do cuscuz e, aos poucos, vá juntando o restante do molho à mistura de farinha, mexendo até obter uma massa macia e alaranjada. Coloque água até meia altura de uma panela média e aqueça.  

-Decore o fundo e as laterais de um cuscuzeiro (ou tigela) com rodelas de tomate e de ovo cozido, tiras de banana, lascas de azeitona e, se quiser, filés de sardinha. Preencha a cavidade com a massa do cuscuz, pressionando delicadamente com as mãos para firmar, sem desmanchar a decoração. 

-Coloque o cuscuzeiro sobre a panela com água fervente (tendo cuidado para não deixar a água tocar a base do cuscuz), cubra o cuscuz com um pano limpo ou com folhas de couve, tampe e deixe no fogo por mais ou menos 1 hora, até que o pano ou as folhas estejam bem úmidos. Retire o cuscuz do fogo, aguarde 5 minutos, desenforme sobre um prato e sirva com o molho.

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin

Molly - Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino