sábado, 4 de fevereiro de 2012

Torta de verdura



Massa:
1 colher (chá) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de leite integral morno
1 xícara (140g) de farinha de trigo comum
2 ovos grandes
1 colher (sopa) de açúcar,
¾ colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de manteiga sem sal, amolecida
½ xícara (60g) de * farinha para bolo caseira
manteiga derretida, para pincelar

Recheio:
1 maço grande de qualquer verdura amarga - o livro pede dandelion greens; usei escarola
1 maço grande de espinafre
½ colher (sopa) de azeite de oliva + um pouquinho extra, se necessário
1 dente de alho, amassado
1 cebolinha, a parte branca e quase toda a parte verde
sal, a gosto (cerca de ¾ colher (chá))
1/8 colher (chá) de noz-moscada ralada na hora


Comece preparando a massa: dissolva o fermento no leite morno e junte 1 ½ colheres (sopa) da farinha de trigo comum.
Quebre os ovos na tigela grande da batedeira e bata-os ligeiramente com um garfo. Junte a mistura de fermento, a farinha de trigo comum restante e, usando o batedor em formato de gancho, misture em velocidade baixa até ficar bem homogêneo. Junte o açúcar, o sal e a manteiga e bata bem. Junte a farinha para bolo e sove em velocidade baixa por 5 minutos ou até homogeneizar.
Transfira a massa para uma tigela grande, levemente untada com manteiga, cubra bem com filme plástico e deixe crescer até dobrar de volume, cerca de 2 horas.

Enquanto isso, prepare o recheio: corte as verduras em pedaços de aproximadamente 2,5cm e descarte os talos mais duros. Em uma panela bem grande, aqueça o azeite em fogo médio. Junte o alho e a cebolinha e refogue por 1 minuto, até que a cebolinha comece a amaciar. Aumente para o fogo alto, junte as verduras, o sal e a pimenta e refogue rapidamente, mexendo sempre, por cerca de 1 minuto ou até que as verduras murchem (faça isso em etapas caso a panela não comporte toda a quantidade de verduras). Transfira as verduras para um prato e deixe esfriar. Corrija o sal se necessário, junte a noz-moscada e misture.

Pré-aqueça o forno a 230°C. Forre uma assadeira grande, de beiradas baixas, com papel alumínio e pincele o papel com azeite ou óleo.
Transfira a massa para uma superfície levemente enfarinhada e corte em dois pedaços, um ligeiramente maior do que o outro – o maior será a parte inferior da torta.
Achate o pedaço maior de massa e abra-o em um formato ovalado de aproximadamente 40x25cm. Transfira para a forma preparada. Pressione o recheio em uma peneira e aperte-o com as mãos para extrair o máximo de líquido possível. Espalhe sobre a massa na assadeira, deixando uma beirada de 2,5cm sem recheio. Abra o outro pedaço de massa em outro formato ovalado de aproximadamente 37x20cm e coloque-o sobre o recheio. Dobre as extremidades, unindo-as, para fechar bem o recheio. Com uma faca bem afiada faça cortes no topo da massa. Pincele com manteiga derretida.
Asse a torta por 8 minutos, abaixe a temperatura do forno para 200°C e asse por mais 8-10 minutos ou até que a torta esteja bem dourada.
Sirva morna ou em temperatura ambiente.

* farinha para bolo caseira: para preparar 1 xícara de farinha para bolo retire 2 colheres (sopa) de 1 xícara (140g) de farinha de trigo comum e adicione 2 colheres (sopa) de amido de milho
- xícara medidora de 240ml

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin

Molly - Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino