segunda-feira, 11 de julho de 2011

Risoto de ervilhas


INGREDIENTES:
Para o risoto
- 250g arroz para risoto
- 1,5L caldo de galinha
- 1 colher de sopa de azeite extra virgem de oliva
- 1 cebola pequena picada
- 80g de queijo parmesão ralado
- sal e pimenta do reino moída na hora

Para as ervilhas
- 45g de manteiga
- 1 cebola media picada fina
- 1/2 talo de aipo fatiado fino
- 900g de ervilhas frescas com casca
- 500ml de caldo de galinha
- buquê de ervas (1 ramo de tomilho fresco, 1 folha de louro, 2 ramos de salsinha – todos fechados em um saquinho de musselina)
- sal e pimenta do reino moída na hora

MODO DE PREPARO:
Prepare as ervilhas. Aqueça a manteiga em uma caçarola em fogo médio, adicione a cebola e o aipo, mexendo de tempo em tempo por 3 a 4 minutos até que a cebola amoleça, mas sem dourar. Adicione as ervilhas, meio litro de caldo, o buquê de ervas e cozinhe em fogo baixo por 15 a 20 minutos. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto.
Para o risoto, aqueça o azeite de oliva em uma caçarola, refogue levemente a cebola de 3 a 5 minutos em fogo médio, adicione o arroz e mexa. Adicione uma concha de caldo e continue cozinhando, colocando uma concha de cada vez assim que o caldo secar, mexendo continuamente. Repita quantas vezes for necessário. Quando chegar o final do cozimento do arroz (lembre que deve ficar “al dente” – macio por focar e levemente crocante no centro), adicione as ervilhas e seu caldo de cozimento. Mexa até que o risoto esteja cozido. Ajuste o sal e a pimenta. Finalize adicionando mais caldo de forma que o risoto forme um caldo líquido (como uma sopa). Sirva imediatamente com queijo parmesão em separado.

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin

Molly - Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino