sábado, 23 de julho de 2011

Alimentos em plena safra são mais baratos e nutritivos




Frutas cítricas, mamão e morango são alguns dos produtos mais vantajosos para o consumidor no inverno, de acordo com economista da Ceagesp

Laranja, limão, tangerina e lima da pérsia são ótimas opções de compra para o consumidor em julho. Essas frutas precisam de temperatura mais amena e chuva controlada, por isso apresentam melhor rendimento e produção nesta época do ano.

“Esses produtos têm excelente qualidade, com grande volume de oferta e o preço repassado ao consumidor é bom”, afirma o economista da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), Flávio Godas.

Outras frutas como morango, maçã nacional, mamão papaia e banana nanica também são boas escolhas. O mamão teve uma queda de preço de 63% nos últimos 12 meses. No mesmo período de 2010, a fruta custava em média R$3,24/kg e neste ano, segundo dados da Ceagesp, está sendo comercializada por R$ 1,20/kg. A redução se deve ao fato de os estados produtores, como Bahia e Espírito Santo, não terem passado por um frio rigoroso, o que beneficiou a produção. Além da safra, o dólar em baixa favorece o preço das frutas.
Legumes e verduras

Nesta época do ano, legumes e verduras sofrem influência do frio o que pode afetar os preços. A geada rigorosa deste ano, por exemplo, afetou a plantação de alguns legumes no Sul do país, como a abobrinha (Paraná) e o tomate (Santa Catarina). A oferta de tomate no país equilibrou- se devido à produção farta em Minas Gerais e São Paulo.

Produtos como batata doce, mandioca, cenoura, e milho verde também são boas alternativas nesta época do ano. De acordo com o economista da Companhia, o consumo de alimentos em plena safra ajuda a controlar os índices inflacionários do país. “Devemos deixar de lado os produtos que não estão na época, pois assim as importações diminuem e, dessa maneira, evita-se a alta da inflação”, afirma.

A produção de pescados também é favorecida nesta época do ano devido à pouca ocorrência de chuvas. Camarão, tainha, atum, sardinha e salmão podem ser encontrados com bons preços nos supermercados (veja lista abaixo). Para o economista da Ceagesp, a tendência é que o consumidor encontre bons produtos a baixo custo nesta época do ano.

Produtos em plena safra de inverno


Frutas: carambola, kiwi Nacional, atemoia, mexerica
Legumes: abóboras, cogumelo, pepino caipira, ervilhas, melão são caetano
Verduras: agrião, chicória, coentro, mostarda, rabanete, nabo, palmito
Pescados: cascote, espada, sororoca


Fonte: Ministério da Agricultura

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin

Molly - Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino