segunda-feira, 29 de março de 2010

Para a páscoa, opções ao bacalhau

Molly

Como não gosto de bacalhau, estou sempre atrás de substitutos, em ocasiões que são sugeridos, a Revista Veja dessa semana publicou essa matéria que achei interessante, por isso compartilho com vocês.
O peixe muito apreciado em Portugal é tradição na Sexta-Feira Santa, já que o consumo de carne é vetado pelo catolicismo. Mas há substitutos à altura. A revista, pediu a três chefs receitas alternativas para quem não gosta de bacalhau ou simplesmente quer inovar.




Modo de preparo: corte o tamboril e os pimentões em cubos do mesmo tamanho. Divida os ingredientes em quatro espetos, de forma que cada espeto tenha três pedaços de cada um. Comece espetando o tamboril, o gomo de tomate, o quadrado de pimentão, o gomo de cebola, o camarão, e repita a mesma sequência duas vezes. Salpique os espetos com a páprica doce, a pimenta-branca e sal a gosto e leve-os à grelha por três minutos. Sirva com arroz de passas, couve frita e molho de alcaparras na manteiga.











Robalo com farofa de camarão
Modo de preparo: tempere os camarões e as postas de robalo com sal e pimenta a gosto. Numa frigideira grande, coloque o azeite e cozinhe as postas (por mais ou menos sete minutos de cada lado). Quando o robalo estiver quase pronto, grelhe os camarões em outra frigideira.


Farofa de camarão
Modo de preparo: numa frigideira, refogue o alho-poró e a cebola na manteiga até dourar. Junte os tomates, o louro, a salsinha, o sal e a pimenta a gosto e cozinhe até o tomate murchar bem. Acrescente os camarões e refogue por mais dois minutos. Junte a farinha de mandioca aos poucos, até obter uma farofa úmida.






Vermelho grelhado com purê de couve-flor, molho siciliano, berinjela empanada e brócolis
Chef: Luca Gozzani (do Fasano Al Mare, no Rio de Janeiro)
Rendimento: 4 porções


Preparo do purê de couve-flor: cozinhe a couve-flor no leite por vinte minutos, bata-a no liquidificador até obter um purê e tempere-a com sal e pimenta moída
Preparo do molho siciliano: pique as azeitonas, as alcaparras e a salsa e misture tudo com metade do azeite.
Preparo da berinjela: corte-a em rodelas de meio centímetro de largura. Entre duas delas, coloque uma fatia de mussarela de búfala e uma folha de manjericão. Passe na farinha de trigo, no ovo batido e na farinha de rosca e frite em óleo quente até dourar
Preparo do prato: tempere os filés de peixe, grelhe-os em uma panela com azeite quente por dois minutos e sirva-os com guarnições de purê de couve-flor, berinjela, brócolis americanos cozidos e molho siciliano

2 comentários:

Beth/Lilás disse...

Amiga, eu adoro bacalhau, mas sinceramente, prefiro comê-lo em restaurantes.
bjs cariocas

Lu Souza Brito disse...

Oi Silvia,

Estou vendo as receitas aqui e sabe, eu sou apaixonada por peixe. De rio, de mar. Fritinho, cozido, assado.
Bacalhau e salmão então, nossaaa.
Coincidentemente no sábado eu fiz um ensopado (cação, nao sei se escreve assim). Gosto de fazer ensopado porque uso o caldo para fazer um pirão no capricho.
Este peixe nao é muito bom para fazer ensopado nao, muito mole, mas mesmo assim ficou bom.

Agora, tô na contagem regressiva pra comer um bacalhau na sextta que a minha sogra faz no capricho!

Blog Widget by LinkWithin

Molly - Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino