quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Alta temperatura exige cuidados com a saúde

MOLLY



Alimentação rica em água e uso contínuo de protetor solar devem ser regra

Beber de seis a oito copos de água por dia e usar protetor


Alimentação em casa e na praia

- O principal, quando a gente pensa em alimentação em dias quentes, é a hidratação, ou seja, beber de seis a oito copos de água ao dia. Isso é fundamental principalmente para crianças e idosos e para evitar surtos de diarreia, tão comuns no calor, explica a nutricionista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Camila Leonel.

A hidratação, segundo a médica, pode ser bem variada, com muita água, suco, água de coco e chá gelado.

No caso de idosos e crianças, a atenção deve ser especial, pois a desidratação é fácil de acontecer nestas duas faixas. As crianças geralmente não relatam sobre sua sede e continuam brincando e alguns idosos perdem a percepção de sede ao longo dos anos, diminuindo a ingestão de água.
Beber de seis a oito copos de água por dia e usar protetor

Camila recomenda carregar uma garrafinha de água ou tomar várias pequenas quantidades de água por dia, sem tentar compensar de uma só vez.

- Beber muita água de uma vez dilui os minerais e pode causar desidratação ao contrário.

Junto à boa hidratação deve haver uma dieta equilibrada, rica em água e pobre em gordura.

- O prato arroz e feijão acompanhado com carne, frango ou peixe grelhado e uma salada é bem interessante para o verão, pois tem uma boa oferta de fibras, vitaminas e minerais.

Já os alimentos ricos em gordura e os \"pratões\" de comida devem ser evitados. Ingeridos em dias muito quentes, eles podem causar diarreia ou sonolência. Isso porque as gorduras demoram mais para serem digeridas, assim como as grandes porções.

- As gorduras têm papel de lubrificar o trânsito intestinal, mas quando se come demais, pode ocorrer fermentação no intestino, ocasionando a diarreia. Alimentos contaminados também aceleram o processo.

Para quem está na praia e pretende se alimentar por lá, os cuidados com a alimentação devem ser ainda mais específicos. A nutricionista pede maior atenção às condições de higiene de ambulantes, da temperatura dos alimentos e dos quiosques instalados à beira-mar para evitar mal-estar ou intoxicação. A opção mais saudável, no entanto, seria levar o alimento preparado em casa, segundo a especialista.

- Se houver possibilidade, sempre tomando muito cuidado com a temperatura.

Cuidados com a pele

Aquela regra básica de evitar o sol entre 10h e 17h, considerando o horário de verão, vale ainda mais nestes dias de calor intenso. Segundo o dermatologista Agnaldo Augusto Mirandez, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, \"é fundamental também o uso de fotoprotetor com FPS acima de 20\".

Para conseguir um bronzeado, o dermatologista indica ingerir alimentos ricos em betacaroteno, como batata doce, cenoura, abóbora, acerola, brócolis, rúcula, beterraba e mamão.

- No organismo, o nutriente forma a vitamina A e reforça a coloração do bronze. Não há quantidade estabelecida oficialmente, mas acredita-se que o equivalente a cinco porções por dia dos alimentos citados sejam suficientes para as necessidades diárias.

Fonte: Agência Estado

2 comentários:

milton toshiba disse...

Uso filtro la Roche extreme fuido 60 no rosto e tomo muita coca zero, com bastante gelo.

:)

Sônia Silvino disse...

Silvia!
Se tu não me falas... Eu estava perdendo um blog lindo e tão organizado. Adorei!!!!!!!Não sei como eu não vi lá em cima...Dãhhh, bem tontinha!
Vou te seguir por aqui também e vou divulgar no THE BEST BLOGS. És muito talentosa. Os dois blogs são maravilhosos. É um prazer te visitar e ler os posts.
Bjkas! (Não aguentei e procurei agora...rs)

Blog Widget by LinkWithin

Molly - Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino