domingo, 23 de agosto de 2009

Como Preparar Plantas Medicinais?

plantas medicinais

Você ainda se perde quando surgem os termos “decocção”, “infusão”, “maceração”, etc.?

Com a rápida leitura deste artigo, você passará a saber preparar pelos diversos métodos citados nos textos.

O objetivo do preparo é tornar disponível ou separar as substâncias desejáveis da planta. Cada substância tem um método mais eficiente para sua extração, por isso, devemos sempre utilizar os métodos recomendados, para evitar a retirada de compostos indesejáveis da planta.

Infusão:
Consiste na colocação do material na água recém-fervida. É também chamado de abafamento.

Coloque o material vegetal picado em uma vasilha. Derrame sobre ele água fervente e deixe em repouso por aproximadamente 10 minutos, com o vasilhame preferencialmente tampado.

Banho:
Consiste no esmagamento do material em água fria para banhar as partes doentes.

Coloque o material vegetal com um pouco de água em uma vasinha e esmague, até que o material se desmanche. Utilize o líquido resultante para banhar as regiões doentes.

Decocção/Cozimento:
Consiste no cozimento do material na água. É também chamado de cozimento.

Coloque o material vegetal em uma panela com água fria, na proporção recomendada. Após o início da fervura, espere 5 a 10 minutos e apague o fogo, coando em seguida o chá resultante.

Maceração:
Consiste no esmagamento do material junto a um solvente (normalmente álcool de cereais ou água), para retirar as substâncias de interesse.

Pique a parte da planta e coloque-a em um pilão, ou mesmo em um copo, amassando-a ao máximo, tornando uma pasta. Misture o álcool de cereais ou água (de acordo com a recomendação para a planta) na pasta. Partes tenras da planta devem permanecer por pelo menos 12 horas. Para outras estruturas, o mínimo é de 18 horas. Esse tempo pode variar, de acordo com a recomendação.
Após o período necessário, coe a mistura, de preferência com um pano.

Tintura:
Consiste na colocação do material em descanso em álcool.

Coloque o material moído ou triturado em álcool etílico durante 2 dias ou mais, coando-se em seguida. Utilize a tintura nos locais afetados.

Xarope:
Consiste no cozimento do material com água e açúcar.

Ferva o material vegetal com água e açúcar, até que adquira consistência pegajosa. Tome o xarope de acordo com a indicação da planta.

MOLLY

Um comentário:

Anônimo disse...

amei esse siti tem tudo q eu presiso bujs

Blog Widget by LinkWithin

Molly - Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino