domingo, 8 de março de 2009

O único defeito da mulher



Escolhi o texto do Sérgio, porque me encantou, farei uso dele, para prestar uma homenagem à todas as mulheres, amigas e leitoras . Aplausos para o autor, e para os homens que nos enxergam com a visão do texto.
E é claro, para as amigas que descobriram no blog, uma forma de expressar suas idéias, habilidades, frustrações, conquistas, bom humor, carinho, poesia e delicadezas tão presentes nas mulheres.


beijão meninas.




"Se uma memória restou das festinhas e reuniões de familiares da minha infância, foi a divisão sexual entre os convivas: mulheres de um lado, homens do outro. Não sei se hoje isso ainda ocorre. Sou anti-social ao ponto de não freqüentar qualquer evento com mais de 4 pessoas, o que não me credencia a emitir juízo. Mas era assim que a coisa rolava naqueles tempos. Tive uma infância feliz: sempre fui considerado esquisito,
estranho e solitário, o que me permitia ficar quieto observando a paisagem.

Bom, rapidinho verifiquei que o apartheid sexual ia muito além das diferenças anatômicas. A fronteira era determinada pelos pontos de vista, atitude e prioridades. Explico: no "córner" masculino imperava o embate das comparações e disputas. "Meu carro é mais potente, minha TV é mais moderna, meu salário é maior, a vista do meu apartamento é melhor, meu time é mais forte, eu dou 3 por noite", e outras cascatas típicas da macheza latina. Já no "córner" oposto, respirava- se outro ar. As opiniões eram quase sempre ligadas ao sentir. Falava- se de sentimentos, frustrações e recalques com uma falta de cerimônia que me deliciava.

Os maridos preferiam classificar aquele ti-ti-ti como fofoca. Discordo.
Destas reminiscências infantis veio a minha total e irrestrita paixão pelas mulheres. Constatem, é fácil. Enquanto o homem vem ao mundo completamente cru, freqüentando e levando bomba no be-a-bá da vida, as mulheres já chegam na metade do segundo grau. Qualquer menina de 2 ou 3 anos já tem preocupações de ordem prática. Ela brinca de casinha e aprende a dar um pouco de ordem nas coisas. Ela pede uma bonequinha que chama de filha e da qual cuida, instintivamente, como qualquer mãe veterana.

Ela fala em namoro mesmo sem ter uma idéia muito clara do que vem a ser isso. Em outras palavras, ela já chega sabendo. E o que não sabe, intui. Já com os homens a historia é outra. Você já viu um menino dessa idade brincando de executivo? Já ouviu falar de algum moleque fingindo ir ao banco pagar as contas? Já presenciou um bando de meninos fingindo estar preocupados com a entrega da declaração do Imposto de Renda? Não, nunca viram e nem verão. Porque o homem nasce, vive e morre uma existência infanto juvenil. O que varia ao longo da vida é o preço dos brinquedos. Aí reside a maior diferença. O que para as meninas é treino para a vida, para os meninos é fantasia, e competição. Então a fuga os acompanha o resto da vida, e não percebem quanto tempo eles perdem com seus medos.

Falo sem o menor pudor. Sou assim, todo homem é assim. Em relação ao relacionamento homem/mulher, sempre me considerei um privilegiado.
Sempre consegui enxergar a beleza física feminina mesmo onde, segundo os critérios estéticos vigentes, ela inexistia. Porque toda mulher é linda. Se não no todo, pelo menos em algum detalhe. É só saber olhar.
Todas têm sua graça.

E embora contaminado pela irreversível herança genética que me faz idolatrar os ícones de cafajestismo, sempre me apaixonei perdidamente por todas as incautas que se aproximaram de mim.
Incautas não por serem ingênuas, mas por acreditarem.
Porque toda mulher acredita firmemente na possibilidade do homem ideal.E esse é o seu único defeito..."

Texto de Sérgio Gonçalves, redator da Loducca, publicado no jornal da agência.

Amigas blogueiras:

(Por capricho do Blogger ou incompetência minha, alguns links, não estão abrindo diretamente daqui, por favor copie e cole na barra de endereço, assim eles abrem corretamente)

Ana Maria
Anny http://anny-linhaozzy.blogspot.com/
Bety Mello http://feltro-la-pano-papel.blogspot.com/
Bia Maia http://olhardentrodosolhos.blogspot.com/
Célia
Cristiane http://todoyda.blogspot.com/
Gisele http://naoseenvolva.blogspot.com/
Lisa
Lucia
http://belezainvisivel.blogspot.com/
Lucia
Lucia
Lucinha http://teumell.blogspot.com/
Neusinha http://neusinhagadelha.blogspot.com/
http://bloggdaro.blogspot.com/
Silmara http://blogsitesr.blogspot.com/
Solange http://eucaliptosnajanela.blogspot.com/

13 comentários:

Anny disse...

Silvia!
Que texto maravilhoso. Me exerguei brincando de casinha. E tem mais, fazendo as divisões dela. Com bambu. Acredita? Penso que isto me fez ser projetista por um bom tempo. Aliás, ainda sou. Projeto meus sonhos, amizades preciosas como a sua. Muitos, muitos desenhos. E quero aprender a projetar fotos que amo. Delicadesas que nem a sua. Ah projeto muitas coisas. Possíveis e impossíveis para dar um charme. Um sabor de quero mais. Obrigada amiga! Por ser a primeira a comentar este texto maravilhoso. Um pedacinho de tudo que já experimentei um dia.
Beijos.
Feliz dia Da Mulher e amiga especial que você sabe ser.
Ganhei o meu dia!
Anny.

Milton T disse...

Parabéns meninas!

Bom domingo

divirtam-se!

abs:)

Anônimo disse...

Oi Anny, que lindas as suas palavras, obrigada, e é isso aí moça, continue projetando sim, podemosaté mudar os nossos sonhos, mas jamais deixar de sonhar.
bjs

Anônimo disse...

Silvinhaaaaaaaaaaaaaa arrasou na escolha do texto, o Sérgio é mesmo um show, será que eu tem um irmão gêmeo??? rs
beijos

(levo um sorvete mais tarde, plantão bravo)

Anônimo disse...

Ai, desculpem , será que "ele" tem um irmão gêmeo?

Anônimo disse...

Mulher que jóia esse texto, amei. Assim que Waltinho chegar vou mostrar pra ele, aliás acho que vou mesmo imprimir... amei. beijos

Silvia Masc disse...

Drica, não sei se ele tem irmão gêmeo, mas como ele existem outros, falo com certeza...rs
Parabéns por você como mulher e profissional tão compentente.
beijinho

Silvia Masc disse...

Muito, vc é muito gentil. Agradeço em nome das meninas.

abraços

Silvia Masc disse...

Elsie, beijos e um bom domingo pra vocês.


(Veja o recado final da Drica, venham tb.)

*Lisa_B* disse...

Querida amiga,
Parabéns por este dia, segundo parabéns pelo texto e em terceiro parabéns a este Sérgio que eu desconheço de todo mas que fiquei apaixonada pelo seu pensar e por varias razões diversas.
Beijinhos neste dia.
Tinha preparado uma surpresa que me deu o maior trabalho e... perdi-a ontem ao tentar colocar no youtube. Coisas do cansaço e coisas de informática que nem sempre correm bem.
Paciência fica apenas beijos meus e são muitos
Beijosssssssssssssssssssssssssssss

Silvia Masc disse...

Lisa, de qualquer forma, nos sentimos presenteadas.
beijos

Anônimo disse...

Querida,
muito lindo o texto.
PARABÉNS á todas nós!!!
Beijão,
sua irmã
que te ama.
Flor.

Paulo disse...

Interessante!!!

Abraço portugues.

Paulo

Blog Widget by LinkWithin

Molly - Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino