quinta-feira, 26 de março de 2009

Lasanha de legumes





Ingredientes
1 pacote de massa para lazanha pré cozida
2 abobrinhas médias
1 tomate médio sem pele e sem sementes
5 dentes de alho
5 colheres (sopa) de azeite
2 batatas grandes
1 cebola
2 cenouras grandes
salsinha, cebolinha (ou orégano ou manjericão)
sal e pimenta a gosto
1 vidro de palmito
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 xícara de purê de tomates

Preparo

Corte as abobrinhas em lâminas no sentido do comprimento (com o descascador de batatas ou com o cortador de cebolas). Coloque em um recipiente com água e sal e serve. Faça o mesmo com as cenouras. Escorra o palmito e ferva por 15 minutos em água e sal, pique em pedaços bem pequenos e reserve.

Em uma panela coloque a batata, o tomate, a cebola, duas colheres de azeite, dois dentes de alho amassados, sal, pimenta a gosto, salsinha, cebolinha ( ou outros temperos) e deixe cozinhar. Quando a batata estiver macia desligue o fogo. Retire duas conchas do caldo e reserve.

Bata o resto no liquidificador junto com a farinha de trigo, leve novamente ao fogo para engrossar (deve ficar com a consistência de um molho se for necessário coloque mais água). Reserve este molho.

Em uma panela coloque 3 colheres de azeite e refogue os três dentes de alho, coloque as duas conchas do caldo, o purê de tomates e deixe ferver, coloque sal, pimenta e os temperos (salsinha, cebolinha,ou orégano, ou manjericão) e deixe apurar um pouco, mas tem de ficar um molho bem líquido. Se for necessário coloque mais água. Reserve este molho.

Pegue uma forma para montar a lazanha, forre o fundo da forma com molho de tomate, coloque uma camada de folhas de lazanha, coloque uma camada de lâminas de abobrinha, despeje um pouco de molho de tomate por cima, coloque outra camada de folhas de lazanha, coloque uma camada de lâminas de cenoura, jogue um pouco de molho por cima, coloque uma camada de folhas de lazanha, coloque uma camada de palmito picado, coloque uma camada de molho de tomate por cima, vá alternado as camadas até faltar 2 centímetros para alcançar a borda da forma então coloque mais uma camada de molho de tomate e jogue o molho de batata por cima.

Cubra a forma com papel alumínio e deixe assando em forno alto por 30 minutos, retire o papel de alumínio e deixe mais 15 minutos em forno alto. Retire do forno e deixe esfriar um pouco.

Obs.: Essa lasanha como qualquer outra, fica melhor quando feita de um dia para o outro, ela fica mais firme na hora de cortar.

É uma delícia!


5 comentários:

*Lisa_B* disse...

Amiga hummm que delicia
já comia....
Obrigada por postar vegetariano...
beijinhos meus

Anônimo disse...

Fiz hoje, ficou divina.

Anônimo disse...

Eu ainda sou um leão.. mas vale experimentar.

Anônimo disse...

Eu que adoro um verdinho, vou fazer no final de semana.

Valeu
bj

Douglas Téo disse...

Adorei a proposta do blog, com ênfase para essa receita. Pratos fáceis e de preparo descomplicado, isso na vida tumultuada de gente como nós, faz toda a diferença.
Parabéns pelo blog!
Beijo.

Blog Widget by LinkWithin

Molly - Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino