sábado, 7 de fevereiro de 2009

Mercado Municipal de São Paulo - ou apenas Mercadão, como os paulistanos o chamam.

Clique nas imagens para ampliá-las


Desenhado em 1920 e entregue 12 anos depois, o prédio só foi ocupado pelos comerciantes em 1933. Antes, serviu como paiol de armas e munição na Revolução de 32. Pouca gente acreditava na época em seu sucesso. Motivo? Falta de transporte . Somente em 1939 é que começaram a circular as três primeiras linhas de bonde servindo as ruas próximas ao local. O projeto arquitetônico, é do arquiteto Ramos de Azevedo. O Edifício possui 12.600m2 de àrea construida. É o mais tradicional ponto goumert da cidade de São Paulo.

Um espaço que encanta, quando você observa as colunas os vitrais a altura das paredes, remete a opulência e fartura.

Só de pastéis de bacalhau, são consumidas duas mil unidades. Seus boxes movimentam 350 toneladas de alimentos num dia e uma multidão de 14 mil pessoas circula pelo Mercado Municipal de São Paulo.

Hoje, nem mesmo o trânsito infernal do entorno afasta os visitantes do Mercadão, que virou um dos 'points' da cidade.

O sanduíche de mortadela do Mercadão de São Paulo (são consumidos 1000 sanduiches diáriamente) é um dos ícones da gastronomia local. Um dos mais populares é aquele servido do Bar do Mané.

O famoso sanduíche surgiu de uma brincadeira dos funcionários com um cliente chato. Este sempre reclamava da pouca quantidade de mortadela em seu pão. Certo dia um dos funcionários decidiu exagerar na dose do recheio. O cliente assustou com a fartura, mas comeu o sanduíche com gosto, saboreando cada mordida de seu lanche. A partir daí não teve jeito; todos os sanduíches passaram a ser enormes.

O sanduíche de mortadela é delicioso exatamente por ser tão simples: aproximadamente 200 gramas de mortadela fatiada bem fininhas, dobradas ao meio, e postas dentro de um pão francês fresquinho e crocante. Há ainda a opção de colocar algumas folhas de alface e rodelas de tomate. Uma dica: fuja de invencionices como o recheio feito de mortadela quente, passada na chapa, que só serve para alterar o seu já delicioso sabor.

Dica do milton toshiba no Mercadão eu gosto do Elídio, filial da Mooca.
O melhor são os acepipes a kg, expostos num balcão. Tem um ótimo chopp e bolinho de bacalhau, além dos pastéis e sandubas de mortadela.
Bom sábado!


Mercado Municipal de São Paulo (Vale a pena visitar o site do mercadão, melhor ainda visitar o Mercadão)

2 comentários:

Milton T disse...

No Mercadão eu gosto do Elídio, filial da Mooca.
O melhor são os acepipes a kg, expostos num balcão. Tem um ótimo chopp e bolinho de bacalhau, além dos pastéis e sandubas de mortadela.
Bom sábado!

Anônimo disse...

Silvia achei um post que fiz ano passado do Elídio.

http://miltontoshiba.blogspot.com/2007/10/eldio-no-mercado.html

abs

Blog Widget by LinkWithin

Molly - Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino