domingo, 14 de dezembro de 2008

Lasanha de tender com farofa de biscoito e damasco




Ingredientes:

Molho Branco
10 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
10 colheres (sopa) de farinha de trigo
4 litros de leite
sal, noz moscada e pimenta-do-reino a gosto

Farofa de Biscoito e Damasco:
2 embalagens de biscoito cracker folhado (400g)
2 dentes de alho, picados
ervas variadas a gosto, picadas (alecrim, manjericão, salsa, orégano fresco, tomilho, entre outras)
2 colheres (sopa) de azeite
150g de damasco, picado

Montagem:
1 embalagem de lasanha (500g)
500g de tender, em lascas
400g de mussarela, em fatias

Preparo:
Comece preparando o molho branco. Numa panela média, aqueça a manteiga ou margarina e doure a farinha de trigo. Junte o leite aos poucos, mexendo sempre para não formar grumos. Acerte o sal e tempere com a pimenta-do-reino e a noz moscada. Retire do fogo e reserve. Prepare a farofa de biscoitos com ervas. Coloque no liquidificador o biscoito e bata até obter uma farofa. Numa frigideira média, aqueça o azeite e refogue o alho. Acrescente a farofa de biscoito, as ervas e deixe fritar por 2 minutos. Retire do fogo, misture o damasco e reserve. Monte a lasanha num refratário grande e fundo. Divida o molho branco em 5 partes, as tiras de lasanha em 4, as lascas de tender e as fatias de mussarela em 2. Alterne as camadas de molho, massa e recheio da seguinte forma: molho branco, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho branco, lascas de tender, tiras de lasanha, molho branco, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho branco, lascas de tender, tiras de lasanha, molho branco. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (200ºC) por 40 minutos. Retire o papel-alumínio, coloque a farofa de biscoito e damasco e leve ao forno por mais 10 minutos.

Dica: para a lasanha ficar perfeita, coloque as tiras sempre entre os molhos e não se esqueça de utilizá-los ainda quentes. Para cada 500g de massa utilize no mínimo 3 ½ litros de molho. Querendo reduzir o tempo de preparo, deixe a lasanha montada por 10 minutos antes de levá-la ao forno.

Rendimento: 10 a 15 porções

Receita e foto Adria

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin

Molly - Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino