quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Entrada de legumes grelhados


Ingredientes:
3 berinjelas fina
2 abobrinhas
1 cebola
1 dente de alho amassado
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de vinagre tinto
Orégano, sal e pimenta-do-reino branca à gosto

Preparo:
Corte berinjela, abobrinha e cebola em fatias finas. Aqueça bem uma frigideira, unte com um pouco de azeite e grelhe os vegetais dos dois lados, colocando um pouco de cada vez para que fiquem totalmente em contato com a frigideira (a cada nova leva, unte a frigideira de novo).

Depois de grelhados coloque os legumes em um recipiente, tempere com azeite, vinagre, alho, orégano, sal e pimenta-do-reino e deixe descansando na geladeira por 6 horas para apurar os sabores.

Dicas: A frigideira deve estar bem quente; o resultado será melhor se for usada uma frigideira de ferro fundido, pois esta mantém a temperatura constante e uniforme.
Você poderá utilizar uma chapa de ferro estriada para uma apresentação mais decorativa, neste caso não mexa nos legumes até estarem no ponto, para não estragar o desenho.
Você poderá brincar com os sabores acrescentando outros ingredientes e temperos como: azeitonas pretas, anchovas, pimenta vermelha, pimentão, manjericão, alecrim entre outros. Use sua criatividade.
Você pode misturar os legumes grelhados com uma salada de folhas verdes, fica uma delícia. Você poderá passar um pouco de sardela numa fatia de pão italiano e cobrir com os legumes grelhados.

Se você não encontrar berinjelas finas, poderá usar aquelas mais encorpadas; no entanto você deverá salgá-las, colocá-las em uma peneira por meia hora para tirar o amargo, lavar bem e secar com papel toalha antes de grelhá-las.

Rendimento: 6 porções.

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin

Molly - Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino